Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27394
Título: Práticas ambientais em escolas públicas do estado da Paraíba: ações de extensão do Humaniza Bosque Carlos Belarmino (HBCB) do Centro de Humanidades da Universidade Estadual da Paraíba em escolas de Riachão/PB
Autor(es): Pereira, Jaylma da Silva
Palavras-chave: Práticas ambientais
Educação ambiental
Ações de extensão universitária
Data do documento: 28-Jul-2022
Resumo: Nas últimas décadas testemunhamos um mundo marcado por intensas modificações oriundas de ações antrópicas e fenômenos naturais, que vêm provocando diversos impactos negativos sobre o meio ambiente e o distanciamento da sociedade com a natureza, especialmente no que diz respeito à degradação da cobertura vegetal. Foi com a preocupação em aproximar as pessoas que vivem em áreas urbanas à espaços vegetados e iniciar um processo de conscientização a partir das práticas de educação ambiental, que foi criado, em 2019, o Humaniza Bosque (HB), posteriormente chamado de Carlos Belarmino (HBCB), localizado no Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Assim, desde sua criação, as ações deste bosque estão sendo compartilhadas, em forma de extensão universitária, em vários municípios paraibanos. Deste modo, o objetivo deste trabalho é apresentar as Ações de extensão do HBCB/CH/UEPB em algumas escolas localizadas no município de Riachão/PB. As ações dos alunos extensionistas constaram de atividades práticas de jardinagem, mini hortas e plantio de espécies vegetais nas escolas escolhidas, seguidas de palestras sobre a importância destas ações e apresentação dos resultados. As ações de extensão nas escolas envolvidas proporcionaram estímulo para a conscientização, a sensibilização, o respeito e a preservação do meio ambiente dando a oportunidade de os discentes compreenderem a importância das áreas verdes e da criação de hortas e jardins em suas escolas, trazendo para o seu cotidiano a preocupação com a natureza.
Descrição: PEREIRA, J. da S. Práticas ambientais em escolas públicas do estado da Paraíba: ações de extensão do Humaniza Bosque Carlos Belarmino (HBCB) do Centro de Humanidades da Universidade Estadual da Paraíba em escolas de Riachão/PB. 2022. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27394
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jaylma da Silva PereiraPDF - Jaylma da Silva Pereira1.78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito150.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.