Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27405
Título: Letramento digital e formação de leitores no contexto de pandemia: desafios vivenciados por alunos no Programa de Residência Pedagógica
Autor(es): Sousa, Taniela Rodrigues de
Palavras-chave: Leitura
Letramento digital
Residentes
Formação pedagógica
Data do documento: 4-Ago-2022
Resumo: O ato de ler exige dos sujeitos a utilização de habilidades cognitivas e discursivas diversas, como atestado por Cosson (2014) e Carvalho (2018), desafiando professores, principalmente de língua materna, em diferentes momentos do ensino básico. Esse desenvolvimento torna-se ainda mais complexo e desafiador em um ambiente de ensino e aprendizagem inteiramente digital, como aconteceu no período marcado pela pandemia da Covid-19 iniciado em março de 2020 no Brasil. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo identificar os desafios vivenciados por alunos na Residência Pedagógica quanto à formação de leitores em um contexto inteiramente digital, tomando como princípio a importância da formação docente. De maneira específica, o propósito é: (i) analisar as perspectivas criadas pelos Residentes para o trabalho com leitura em contexto de pandemia; (ii) detectar as dificuldades encontradas pelos discentes e docentes em formação diante do trabalho com a leitura em um ambiente totalmente digital; (iii) entender como foram desenvolvidas as habilidades de letramento digital pelos alunos do Programa Residência Pedagógica para o auxílio da formação de leitores durante o Clube de Leitura; (iv) investigar quais práticas formativas foram proporcionadas aos Residentes ao trabalhar em um ambiente totalmente digital. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e pesquisa-ação, de cunho interpretativista e etnográfica, utilizando como coleta de dados o diário de campo de três residentes, que é fruto da observação das ações de oito residentes em um clube de leitura, com os alunos da escola colaboradora do Programa Residência Pedagógica. Como resultado observou-se que os desafios vivenciados pelos residentes são diários e que o trabalho com recursos tecnológicos, o que fez os residentes letrarem-se digitalmente, trouxe para eles experiências formativas, com uso desses recursos, que poderão auxiliar em suas futuras práticas docentes. Foi possível observar que os residentes fazem uso das suas habilidades de letramento digital, que são desenvolvidas durante a preparação do material dos encontros, e fazem com que os alunos também utilizem das competências e habilidades nesse tipo de letramento. Apesar do desenvolvimento de habilidades de leitura, escrita e produção nos ambientes digitais, ambos os sujeitos envolvidos no clube de leitura, docentes em formação e educandos, não possuíam, mesmo ao final, todas as suas habilidades e competências de lidar com as tecnologias desenvolvidas.
Descrição: SOUSA, T. R. Letramento digital e formação de leitores no contexto de pandemia: desafios vivenciados por alunos no Programa de Residência Pedagógica. 2022. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27405
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Taniela Rodrigues de Sousa.pdfPDF - Taniela Rodrigues de Sousa2.69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito132.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.