Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27407
Título: | A relação entre família e escola no contexto de uma gestão democrática: um estudo comparativo |
Autor(es): | Souza, Roseni Oliveira de |
Palavras-chave: | Conselhos escolares Gestão escolar Família Controle social |
Data do documento: | 19-Jul-2022 |
Resumo: | Este trabalho apresenta reflexões a partir do relato de uma experiência junto aos conselhos escolares e educacionais, ressaltando a importância do segmento dos pais e responsáveis por alunos da rede pública Municipal e Estadual, em dois municípios de duas regiões geográficas do Brasil, Sudeste e Nordeste. Tem como objetivo geral: Refletir a experiência como conselheira escolar em duas atuações nos campos específicos, em escolas da rede Municipal do Sudeste e em escolas da rede Estadual do Nordeste, com o intuito de demonstrar como a pedagogia trouxe aprimoramento para contribuir na atuação como conselheira escolar, visando a Gestão Democrática na prática, com a participação de todos os segmentos da sociedade civil. A metodologia utilizada foi um relato de experiência de atuação na área, enriquecida por uma revisão bibliográfica com análises de autores que também relatavam as suas experiências no campo da gestão, bem como, consultas a documentos oficiais que regem as Politicas Públicas Educacionais. Tendo como referências os escritos de Paro (1986), Lück (2011), Oliveira (2013), Padro (2012) entre outros. Comparativamente, considerando o campo macro educacional, analisa os critérios de escolhas participativas dos conselheiros escolares e suas repercussões para a melhoria na integração e interação destes com os demais segmentos dos conselhos escolares. O trabalho visa demonstrar como a Educação Pública reflete na família e de que maneira a família pode contribuir para a Educação e os demais segmentos, como parâmetro da experiência de mãe de aluno que deu continuidade aos seus estudos após entrar no Conselho Escolar. O trabalho aponta como resultados que existem diferenças entre a Gestão Escolar Democrática, sendo na Região Sudeste, mais efetiva e participativa do que na Região Nordeste, por conta das descentralizações dos segmentos dos Conselhos Escolares. |
Descrição: | SOUZA. R. O. de. A relação entre família e escola no contexto de uma gestão democrática: um estudo comparativo. 2022. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27407 |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Roseni Oliveira de Souza | PDF - Roseni Oliveira de Souza | 527.15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 300.91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.