Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27410
Título: A contribuição da Pedagogia de Projetos na construção do conhecimento geográfico nos anos inicias do ensino fundamental
Autor(es): Santos, Jacqueline Melo dos
Palavras-chave: Geografia escolar
Ensino fundamental
Metodologia de projetos
Data do documento: 19-Jul-2022
Resumo: O presente trabalho trata de uma investigação que objetiva analisar o uso da Pedagogia de Projetos no ensino de Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental como metodologia significativa de ensino-aprendizagem. Com esse intuito, abordar o cotidiano dos alunos a partir de linguagens como o desenho e a música, foram ferramentas essenciais para a construção do conhecimento por parte dos discentes, ao proporcionar e direcionar situações que poderão construir o processo de ensino-aprendizagem dos mesmos. Por se tratar de uma pesquisa que parte de uma realidade da experiência profissional, nós apoiamos na metodologia da pesquisa participante, que se realiza através do contato direto do pesquisador com o fenômeno observado, além do levantamento de leituras bibliográficas de autores como Callai (2005; 2011), Kimura (2008), Straforini (2008) e Dias, Pereira e Carvalho (2020) entre outros que nos deram aporte teórico. A Pedagogia de Projetos deu o norte para o desenvolvimento de atividades interdisciplinares que articularam Geografia e Língua Portuguesa, anos iniciais do fundamental, que possibilitou resultados relevantes no que se refere ao processo de ensino-aprendizagem neste nível de ensino.
Descrição: SANTOS, J. M. dos. A contribuição da Pedagogia de Projetos na construção do conhecimento geográfico nos anos inicias do ensino fundamental. 2022. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27410
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jacqueline Melo dos SantosPDF - Jacqueline Melo dos Santos1.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito273.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.