Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27411
Título: Espaços públicos e vivências urbanas: um estudo sobre as espacialidades e relações da cidade de Alagoinha/PB
Autor(es): Dantas, Maria Eduarda da Silva
Palavras-chave: Espaços públicos
Vivências
Cidade
Geograficidades
Memória
Data do documento: 13-Jul-2022
Resumo: Na condição em que se encontram as questões políticas e culturais, assim como novos ritmos de vida e experiências no cotidiano urbano da sociedade atual, os espaços públicos e suas vivências são constituídas por um conjunto de objetivos e intencionalidades entre os múltiplos agentes e sujeitos das classes e grupos que compõem a diversidade social. Parte-se, não exclusivamente, da abordagem hermenêutico-fenomenológico, sob uma perspectiva que não negue outras correntes de pensamento que abordam as geograficidades e suas intersubjetividades, como a memória buscando evitar o dogmatismo e levantando diálogo. O trabalho foi sustentado com base na pesquisa realizada que teve, como objetivo geral, abordar as questões entre os espaços públicos e suas vivências na cidade de Alagoinha/PB. Os principais procedimentos metodológicos serão a pesquisa bibliográfica, tendo como base autores como Tuan, Serpa, Dardel, Bosi, Corrêa, Gomes dentre outros, a análise das políticas urbanas e culturais a partir do levantamento legal-documental, e as visitas in loco a alguns espaços públicos na cidade de Alagoinha/PB, com suas devidas trocas de experiências, observações, descrições e coleta de dados/informações via depoimentos e entrevistas, constituindo uma pesquisa de cunho participativo, enfatizando o contexto local e as relações inerentes ao cotidiano estudado. Através da observação e todo o resultado angariado por meio das imagens e relatos é notável que as espacialidades da cidade necessitam de uma atenção especial, no quesito estrutural não deixam a desejar, mas tratando de funcionalidades que resgate o interesse do público, por parte do poder público da cidade.
Descrição: DANTAS, M.. E. da S. Espaços públicos e vivências urbanas: um estudo sobre as espacialidades e relações da cidade de Alagoinha/PB. 2022. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27411
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Eduarda da Silva DantasPDF - Maria Eduarda da Silva Dantas10.87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito419.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.