Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27412
Título: O ensino de Geografia e a Pedagogia de Projetos – experiências no Programa de Residência Pedagógica (PRP) na EEEF Antenor Navarro, Guarabira/PB
Autor(es): Lopes Neto, Sebastião Cipriano
Palavras-chave: Ensino de Geografia
Metodologia
Pedagogia de Projetos
Aprendizagem significativa
Data do documento: 4-Ago-2022
Resumo: Esta pesquisa disserta sobre a experiência vivenciada com a Pedagogia de Projetos a partir do Programa de Residência Pedagógica (PRP), do curso de Licenciatura Plena em Geografia do Centro de Humanidades/CH da Universidade Estadual da Paraíba, na cota 2020/2021. Devido ao cenário atípico, decorrente da Pandemia de Covid-19, diversos segmentos da sociedade foram abalados, dentre eles, a educação. Coube aos docentes buscar alternativas metodológicas que proporcionassem momentos de aprendizagem significativa e descontraída, considerando que o reflexo da pandemia atingiu os educandos e o processo de ensino e aprendizagem como um todo. O método utilizado neste estudo é o quali-quantitativo, no sentido de ressaltar a Pedagogia de Projetos, tendo como base a pesquisa bibliográfica e o levantamento de dados com os alunos da professora preceptora de Geografia na escola-campo. Assim, esta pesquisa expõe as experiências e vivências pessoais a partir das práticas no PRP, envolvendo os projetos Geogamificação e Nordestine-se, que foram idealizados e desenvolvidos baseados na Pedagogia de Projetos. Os sujeitos deste estudo são as turmas dos 6º e 7º anos finais do ensino fundamental da EEEF Antenor Navarro, localizada em Guarabira/PB. O aporte bibliográfico está nas obras de Cortella (2001), Martins (2007), Fonte (2014), Sangiogo (2015), Dias (2020), entre outros. Os resultados foram bastante promissores, sendo possível observar a relevância dos projetos na relação de ensino/aprendizagem em Geografia, fazendo da sala de aula um ambiente mais divertido e interativo. Desse modo, conclui-se que a Pedagogia de Projetos é uma abordagem que perpassa os métodos tradicionais ao promover um aprendizado baseado na colaboração, cooperação, dinâmica e interação entre os envolvidos, ofertando uma aprendizagem significativa e contextualizada ao valorizar os educandos e os seus conhecimentos prévios, além de instigar o estudante a desenvolver autonomia, protagonismo, senso crítico e reflexivo, ao colocar o aluno como um ser ativo no processo de desenvolvimento dos projetos educacionais.
Descrição: LOPES NETO, S. C. O ensino de Geografia e a Pedagogia de Projetos – Experiências no Programa de Residência Pedagógica (PRP) na EEEF Antenor Navarro, Guarabira/PB. 2022. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27412
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sebastião Cipriano Lopes NetoPDF - Sebastião Cipriano Lopes Neto2.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito275.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.