Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27415
Título: Atividade de carcinicultura na bacia do Rio Mamanguape/PB – O caso do município de Mulungu/PB
Autor(es): Fernandes, José Ronaldo Matias
Palavras-chave: Meio Ambiente
Bacia Hidrográfica
Carcinicultura
Data do documento: 28-Jul-2022
Resumo: A atividade de carcinicultura é mais uma modalidade comercial de exploração do camarão, um pequeno crustáceo muito valorizado no mundo todo. No entanto, os problemas referentes aos impactos no meio ambiente vêm se multiplicando paulatinamente, especialmente quando tal atividade é implantada em recursos fluviais. Este é o caso da atividade carcinicultora na bacia do Rio Mamanguape, no estado da Paraíba, que se iniciou na área fluviomarinha deste rio e vem penetrando à montante até o município de Mulungu, a aproximadamente 100 km do litoral norte paraibano. Assim, o objetivo desta pesquisa é analisar a atividade de carcinicultura na planície fluvial do rio Mamanguape, em Mulungu, à luz da legislação vigente e seus reflexos sobre a sociedade local e a natureza. Nos utilizamos da bibliografia existente sobre o assunto, da legislação, bem como de ferramentas disponíveis para o georreferenciamento e análise de dados, além de visitas in loco para compreender o desenvolvimento da citada atividade. Constatamos índices de poluição por causa do lançamento de efluentes, sem qualquer tratamento, sobre as águas fluviais do rio Mamanguape, na área municipal de Mulungu. Similarmente às outras áreas, em Mulungu vem aumentando a retirada da mata ciliar, com focos de erosão. É provável também que a carcinicultura possa aumentar a salinização do solo, além da expulsão de atividades ocorridas anteriormente nestes espaços. É inegável que o cultivo de camarão pode ser uma alternativa para o desenvolvimento social, desde que seja planejado de maneira que o ambiente suporte a atividade e obedeça à legislação vigente. Caso contrário, pode gerar diversos impactos sociais e ambientais, que poderá atingir toda a cadeia alimentar da citada bacia hidrográfica.
Descrição: FERNANDES, J. R. M. Atividade de carcinicultura na bacia do Rio Mamanguape/PB – O caso do município de Mulungu/PB. 2022. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27415
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Ronaldo Matias FernandesPDF - José Ronaldo Matias Fernandes1.74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito584.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.