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Título: Educação e gênero: implicações nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Pereira, Lissane da Silva
Palavras-chave: Educação sexual
Gênero
Patriarcalismo
Sociedade
Data do documento: 26-Jul-2022
Resumo: O presente trabalho de Conclusão de Curso apresenta discussões acerca da questão de gênero e sexualidade no Ensino Fundamental I, com o intuito de analisar as relações de gênero ao longo da história, versando sobre as influências para a educação sexual na discussão sobre gênero, desmistificando se conceitos e ideias que perdurem sobre a ótica da diferenciação biológica, que enaltece gêneros, na busca do detrimento de outras, além de averiguar as implicações que se fazem presentes em relação ao ensino e educação de gênero e sexualidade e a capacitação docente em trabalhar tal questão, compreendendo quais são os entraves envoltos na temática. Para o desenvolvimento da fundamentação teórica nos respaldamos nas ideias de Perrot (1984), Foucault (1985), Bruschini; Barroso (1986), Nunes (1987), Laurentis (1996), Louro (1997), Badinter (1998), Mesquita; Ramos; Santos (2001), Macedo (2002), Duarte (2003), Spitzner (2005), Manoel (2008) e Palhano (2015), entre outros(as) que colaboram de forma significativa para reflexão do tema. A metodologia empregada possui um caráter qualitativo, tendo sido realizado um trabalho de campo em duas escolas da cidade de Guarabira – PB, sendo uma da repartição privada e outra pública, tendo sido aplicado um questionário com os docentes do ensino fundamental I de ambas as instituições, que são os colaboradores deste estudo. Os resultados da pesquisa nos revelam a falta de conhecimento que ainda se faz presente nos/as educadores/as em relação a temática de gênero e sexualidade, ainda possuindo uma visão extremamente limitada e até mesmo preconceituosa, além de falta de aptidão em identificar casos que envolvem o preconceito de gênero devido a escassez de disciplinas ou debates que discorrem a respeito do assunto ao longo de sua formação, de modo que tragam a eles o discernimento necessário para desempenhar o seu trabalho com alunado em sala de aula. Neste sentido, se faz necessário que haja mais aprofundamento na área durante o ensino superior para que assim seja possível a formação de docentes capacitados e entendidos acerca da questão de gênero e sexualidade.
Descrição: PEREIRA, L. da S. Educação e gênero: implicações nos anos inicias do Ensino Fundamental. 2022. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27418
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