Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27425
Título: Práticas ambientais de extensão desenvolvidas no Humaniza Bosque Carlos Belarmino (HBCB/CH/UEPB) e suas relações com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Autor(es): Silva, Eduardo Costa
Palavras-chave: Preservação ambiental
Sustentabilidade
Extensão universitária
Data do documento: 22-Jul-2022
Resumo: O objetivo desse trabalho é apresentar as práticas ambientais de extensão desenvolvidas no Humaniza Bosque Carlos Belarmino (HBCB), localizado no Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e suas relações com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). A pesquisa foi realizada de forma direta, participativa e compartilhada, com visitas programadas nas escolas e comunidades interessadas, bem como a vinda destas ao espaço do HBCB. Na ocasião, os visitantes eram apresentados às atividades de plantio, jardinagem, uso de materiais recicláveis para diversos fins, trabalhos com pintura, entre outras. Nas atividades internas, além da manutenção do bosque, recepcionamos algumas escolas visitantes. Entre as atividades externas, contribuímos na organização da pracinha do distrito de Vila Maia, em Bananeiras/PB, com plantio de espécies vegetais e brincadeiras infantis desenhadas no piso da pracinha. No espaço do HBCB, entre os anos de 2019 até o momento (2022), foram plantados 248 indivíduos totalizando 49 espécies, que estão sendo estudadas em seus aspectos florísticos e fitossociológicos. O espaço vem sendo bem frequentado por toda a comunidade universitária e comunidades do entorno, que vêm demonstrando interesse em dar continuidade destas atividades em seus municípios, escolas, suas ruas e residências. Assim, acreditamos que os trabalhos de extensão desenvolvidos a partir do HBCB/CH/UEPB vêm contribuindo para processos de conscientização e responsabilidade ambiental em todos os envolvidos.
Descrição: SILVA, E. C. Práticas ambientais de extensão desenvolvidas no Humaniza Bosque Carlos Belarmino (HBCB/CH/UEPB) e suas relações com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). 2022. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27425
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eduardo Costa SilvaPDF - Eduardo Costa Silva2.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito231.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.