Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27427
Título: Reflexão sobre homens negros e masculinidades na obra O Avesso da Pele (2020)
Autor(es): Lima, Hugo Matheus Rodrigues de
Palavras-chave: Masculinidades negras
Brasil
Racismo
Patriarcado
Data do documento: 20-Jul-2022
Resumo: O objetivo dessa pesquisa é analisar a complexidade das experiências de homens negros na diáspora brasileira representada na obra “O Avesso da Pele”, do escritor Jeferson Tenório. A obra selecionada apresenta uma narrativa sobre Henrique, homem negro professor de literatura da rede pública numa cidade do sul do Brasil, assassinado pela polícia em uma abordagem policial racista, sob perspectiva de seu filho Pedro. São levadas em consideração particularidades da literatura produzida por pessoas negras brasileiras comprometidas com a libertação das populações negras de representações racistas que auxiliam a manutenção do lugar social de subalternidade que esses povos são mantidos. Textos de diversos (as) pesquisadores (as) de diferentes diásporas africanas são visitados (as) para auxílio da construção teórica sobre a construção da identidade de homens negros no Brasil, de forma proposital, na intenção do reconhecimento da contribuição desses (as) pesquisadores (as) para o desenvolvimento de epistemologias libertárias. Portanto, compreende-se que homens negros. Como Henrique e Pedro, tem suas masculinidades calcadas na masculinidade hegemônica, porém sem deixar de apresentar particularidades e pluralidades, e que o caminho para uma vivencia saudável consigo e em sociedade é o fim do pacto com o patriarcado e a construção de modos de vida baseados em suas próprias culturas.
Descrição: LIMA, H. M. R. de. Reflexão sobre homens negros e masculinidades na obra O Avesso da Pele (2020). 2022. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27427
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Hugo Matheus Rodrigues de LimaPDF - Hugo Matheus Rodrigues de Lima431.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito107.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.