Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27435
Título: | Leitura, cordel e formação de leitores: uma experiência em um clube de leitura online |
Autor(es): | Silva, Jaqueline Avelino da |
Palavras-chave: | Estratégias de leitura Literatura de cordel Clube de leitura Formação de leitores Ensino remoto |
Data do documento: | 4-Ago-2022 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo compreender de que forma as experiências de leitura com a literatura de cordel em um clube de leitura online contribuíram para a formação leitora de estudantes de uma escola municipal localizada na zona rural do município de Monteiro Paraíba. Para averiguarmos como o clube de leitura se configurou como uma importante ação de promoção e fomento à leitura de textos da literatura de cordel, aplicamos um questionário com os alunos que participaram do clube e com a professora de Língua Portuguesa deles, que, à época, era também preceptora da Residência Pedagógica. Além disso, com base em notas de nosso diário reflexivo, a fim de descrevermos a metodologia aplicada nos encontros do clube de leitura e refletirmos sobre ela, relatamos cinco encontros do clube de leitura, momentos em que foram lidos os seguintes cordéis: “O Futebol no inferno”, de José Soares, “Cachorro dos Mortos”, de Leandro Gomes de Barros e o “O filho de Evangelista do Pavão Misterioso”, de Manoel Apolinário Pereira. Metodologicamente, esta pesquisa é de cunho qualitativo e ancora-se, teoricamente, nas orientações de Solé (1998), que nos serviu de embasamento para pensarmos sobre as estratégias de compreensão leitora, e nas discussões de Medeiros e Pinheiro (2014), Marinho e Pinheiro (2012) e Cândido (2004), que nos serviram de suporte para pensarmos o lugar da literatura e do cordel na formação de leitores bem como nos pressupostos de Luzia de Maria (2016), Souza (2018) e Cosson (2014), que nos foram imprescindíveis na reflexão sobre os clubes de leitura. A análise e os resultados obtidos com esta pesquisa nos permitiram identificar que o clube de leitura sobre o qual nos detivemos, ainda que em um espaço curto de tempo, foi uma ação de grande relevância no processo de formação leitora dos alunos. Desta forma, a seleção dos textos da literatura de cordel que abordavam uma linguagem de fácil compreensão, além das temáticas do interesse dos alunos, contribuíram de forma contundente para que os discentes vivenciassem a experiência do clube de forma ativa, lendo, comentando, compartilhando opiniões e se posicionando de forma crítica frente aos textos e desejassem continuar presentes a cada encontro do clube. |
Descrição: | SILVA, J. A. Leitura, cordel e formação de leitores: uma experiência em um clube de leitura online. 2022. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27435 |
Aparece nas coleções: | 74 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Jaqueline Avelino da Silva.pdf | PDF - Jaqueline Avelino da Silva | 1.35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de depósito.pdf | PDF - Termo de depósito | 126.15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.