Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27436
Título: Estratégias foliares de espécies lenhosas da caatinga: traços funcionais auxiliares no enfrentamento ao déficit hídrico
Autor(es): Alencar, Aryadne Ellen Vilar
Palavras-chave: Deciduidade
Atributos foliares
Caatinga
Vegetação lenhosa
Data do documento: 28-Jul-2022
Resumo: A Caatinga é uma vegetação que se identifica como floresta estacional sazonalmente seca, é composta por árvores e arbustos perenes e um estrato herbáceo sazonal que apresenta alta relação com o período de disponibilidade hídrica. Dados os filtros ambientais que favorecem a estresses fisiológicos de origem hídrica, lúminica, nutricional entre outros, a vegetação lenhosa apresenta saltos de crescimento e desenvolvimento anuais. Objetivou-se nesta pesquisa quantificar atributos foliares em espécies decíduas em uma área do cariri Paraibano no município de Barra de Santana- PB, no intuito de formar banco de dados relativos a traços funcionais foliares para algumas espécies. Foram selecionadas as espécies Anadenanthera colubrina (Vell.) Brenan, Schinopsis brasiliensis Engl., Cenostigma pyramidale (Tul.) Gagnon & G.P. Lewis, Aspidosperma pyrifolium Mart., Spondias tuberosa Arruda, sendo monitorados cinco indivíduos de cada espécie para acompanhar dados de longevidade foliar e os atributos foliares: Massa seca foliar (MSF), área foliar (AF), área específica foliar (AFE) e Espessura foliar (EF). Foram obtidas as médias e desvios padrão de cada parâmetro foliar, posteriormente foi construída uma Análise de componentes Principais. Os atributos foliares que mais influenciaram foram a MSF, MFE e AF, conforme mostrou na ACP, onde os dois eixos explicaram 93, 25% da variação dos dados, onde o grupo 1 é formado por A. pyrifolium, C. pyramidale e S. brasiliensis o grupo 2 é formado por S. tuberosa e A. columbrina. As espécies S. brasiliensis e S. tuberosa tiveram perda gradual das folhas, o que indica coortes foliares, enquanto a A. columbrina foi a espécie que apresentou folhas com menor longevidade. A. pyrifolium, C. pyramidale foram as espécies que mostraram maior longevidade foliar.
Descrição: ALENCAR, Aryadne Ellen Vilar de. Estratégias foliares de espécies lenhosas da caatinga: traços funcionais auxiliares no enfrentamento ao déficit hídrico. 2022. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27436
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Aryadne Ellen Vilar de AlencarTCC - Aryadne Ellen Vilar de Alencar966.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito285.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.