Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27438
Título: A experimentação investigativa para o ensino do fenômeno de ressonância
Autor(es): Sá, Pedro Henrique Leite de
Palavras-chave: Ensino de Física
Abordagem investigativa
Ressonância
Data do documento: 25-Jul-2022
Resumo: As ciências naturais e exatas, apesar de extremamente importantes, comumente não integram de maneira satisfatória a formação acadêmica, social e pessoal do estudante. O ensino de física ainda tem como grande desafio fugir das aulas tradicionais e trazer abordagens que favoreçam o aprendizado real. Contrapondo a visão tradicionalista de ensino, esta proposta traz um enfoque na experimentação através de uma abordagem investigativa, com objetivo de fazer os estudantes refletirem a respeito dos conceitos. A experimentação em conjunto com a abordagem investigativa pode estimular o senso crítico do estudante, tornando-o figura central em sala de aula. Ao final, é colocada uma sugestão de proposta de intervenção, na qual os estudantes são conduzidos a resolverem uma situação-problema relacionada ao fenômeno de ressonância através de problematizações, conhecendo, trabalhando, modelando e ressignificando conceitos relacionados às ondas sonoras. Em resposta à intervenção, é esperado como resultado uma aprendizagem efetiva, que capacita o estudante a aplicar aqueles conhecimentos em seu cotidiano de maneira natural.
Descrição: SÁ, Pedro Henrique Leite de. A experimentação investigativa para o ensino do fenômeno de ressonância. 2022. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27438
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Pedro Henrique Leite de Sá.pdfTCC - Pedro Henrique Leite de Sá645.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito228.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.