Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27455
Título: | As tecnologias da educação em tempos de pandemia: recriação de processos educacionais no curso de licenciatura em geografia da Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira-PB |
Autor(es): | Santos, Pedro Lucas da Silva |
Palavras-chave: | Educação Tecnologia Formação de professores de Geografia UEPB |
Data do documento: | 21-Jul-2022 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar o uso das TIDICS e sua importância no cenário atual da educação e refletir sobre os processos educacionais inerentes a formação de professores de Geografia entre os anos de 2020 até o primeiro semestre de 2022, no curso de licenciatura em Geografia na Universidade Estadual da Paraíba, em Guarabira, entendendo primordialmente a relação construída entre educação e tecnologia. A metodologia da pesquisa é qualitativa, na qual buscamos caracterizar o perfil pedagógico e didático dos estudantes durante o momento de Ensino Remoto Emergencial, além de destacar as contribuições que poderão ser deixadas na construção de encaminhamentos futuros de ações formativas do saber/fazer dos professores de Geografia da UEPB/CH, especialmente com o retorno as aulas presenciais em março de 2022. Dessa forma, o momento de pandemia provocado pelo novo coronavírus, fez com que toda a sociedade mudasse o seu estilo de vida, pois, devido a disseminação mundial desse vírus letal, foi necessário o isolamento social, como estratégia mais eficiente para evitar contaminação e mortes. Em virtude desse cenário, foi adotado o Ensino Remoto Emergencial, desenvolvido com o auxílio de meios tecnológicos, como: celulares, computadores e outros. Por meio dessas ferramentas, os professores e estudantes puderam manter o contato com o uso de plataformas digitais, no qual as tecnologias foram aliadas para a concretização das aulas. Portanto, para docentes em formação inicial em Geografia na UEPB/CH, o Ensino Remoto Emergencial, gerou inquietações e mudanças na forma de ensinar e aprender, porém também foi aberto uma gama de possibilidades e de alternativas para a construção de um ensino criativo, por meio do uso das tecnologias na educação, bem como nas formas e relação entre professores e estudantes. Portanto, compreendemos de forma mais ampla por meio dessa pesquisa alguns elementos e singularidades das aulas remotas, no qual podemos extrair apesar das inúmeras dificuldades boas vivências e lições para levamos para o retorno das aulas presenciais. |
Descrição: | SANTOS, P. L. da S. As tecnologias da educação em tempos de pandemia: recriação de processos educacionais no curso De licenciatura em geografia da Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira-PB. 2022. 53f Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira. 2022. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27455 |
Aparece nas coleções: | 43 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Pedro Lucas da Silva Santos | PDF - Pedro Lucas da Silva Santos | 957.52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 341.63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.