Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27458
Título: O ensino de geografia no cenário da pandemia da Covid-19: desafios enfrentados pelos docentes nas aulas remotas no Ensino Básico na cidade de Sapé-PB
Autor(es): Melo, Débora de Sousa
Palavras-chave: Ensino de Geografia
Covid-19
Docente
Ensino remoto
Data do documento: 29-Jul-2022
Resumo: O ensino de Geografia busca integrar o espaço e a realidade por meio das aulas e das atividades direcionadas aos estudantes, fortalecendo a construção do conhecimento sobre o mundo. Com o surgimento da pandemia da Covid-19, o isolamento social se tornou a principal medida sanitária de contenção da disseminação do vírus SARS-COV-2, impondo o fechamento das escolas para preservar o bem-estar da comunidade escolar, e consequentemente a incorporação de uma nova realidade, a aplicação do Ensino Remoto Emergencial. Diante desse novo cenário, os docentes tiveram que se adaptar ao uso de novos recursos para prática de ensino, pois era necessário aprender a manusear as ferramentas disponíveis ao ensino remoto e garantir a efetividade do processo de ensino-aprendizagem nas aulas on-line, todavia, foram muitas as dificuldades enfrentadas pelos docentes para se adaptar as mudanças em curso. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo analisar os desafios enfrentados pelos docentes de Geografia da Rede Pública da Educação Básica da cidade de Sapé/PB, localizado na região geográfica imediata de João Pessoa, considerando sua vivência e adaptação às Aulas Remotas, no período de isolamento social durante à pandemia do Covid-19 nos anos de 2020 e 2021. Para a construção desta pesquisa fez-se uso de abordagem qualitativa, considerando o levantamento bibliográfico e aplicação de questionário através da plataforma Google Forms. Com base na análise foi possível concluir que a utilização de novos recursos para o ensino de Geografia, como ferramentas tecnológicas e plataformas digitais, resultou em muitos ganhos para a ampliação do conhecimento, porém do Ensino Remoto, também impôs desafios e limitações como a sobrecarga no trabalho docente, a desigualdade no acesso as tecnologias necessárias o que resultou em atraso no ensino e aprendizagem, além de evidenciar a necessidade de investimentos para inclusão digital nas escolas.
Descrição: MELO, D. de S. O ensino de geografia no cenário da pandemia da Covid-19: desafios enfrentados pelos docentes nas aulas remotas no Ensino Básico na cidade de Sapé-PB. 2022. 41f. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27458
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Débora de Sousa MeloPDF - Débora de Sousa Melo438 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito254.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.