Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27471
Título: Produção de biogás a partir do bagaço de malte proveniente da indústria cervejeira: Abordagem teórica
Autor(es): Silva Filho, Joao Freires da
Palavras-chave: Biogás
Resíduos sólido
Bagaço de malte
Energia renovável
Data do documento: 18-Jul-2022
Resumo: A alta produção da cerveja vem resultando no aumento do volume de resíduos dentro das indústrias e seu descarte improprio resulta diretamente na geração de impactos ambientais. Um dos resíduos orgânicos gerados por essas industrias é o bagaço do malte que tratado de forma biológica por anaerobiose, vem se tornando uma alternativa promissora, atrativa e econômica para a geração de compostos energéticos limpos como o caso do biogás. Num primeiro momento tivemos um estudo que analisa a produção de biogás a partir do bagaço do malte com inóculos específicos de cada caso e atestou – se em quais condições de foram mais eficazes para geração do biogás em consonância com os fatores que poderiam interferir na produção, em seguida os outros dois casos analisados seguiram a mesma abordagem modificando o inoculo e fazendo testes em triplicatas para medir a eficiência na geração do biogás e assim em todos os caso o bagaço do malte proveniente da indústria cervejeira se apresentou viável para a produção e conversão em energia renovável, com percentual variando de 52 a 61 % o que o deixa bem posicionado dentro da faixa estipulada pela literatura que é de 50 a 75 % . Este trabalho objetivou efetuar um levantamento bibliográfico visando comparar, por meio de artigos científicos, biodigestores anaeróbios para a produção de biogás, a partir do bagaço do malte proveniente indústria cervejeira.
Descrição: SILVA FILHO, João Freires da. Produção de biogás a partir do bagaco do malte proveniente da indústria cervejeira: Abordagem teórica. 2022. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27471
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - João Freires da Silva FilhoTCC - João Freires da Silva Filho628.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito127.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.