Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27472
Título: Capacidade cardiorrespiratória e função pulmonar em mulheres tratadas para o câncer de mama e submetidas a protocolos de fisioterapia: revisão integrativa da literatura
Autor(es): Guedes, Willyane de Souza
Palavras-chave: Fisioterapia respiratória
Protocolos fisioterapêuticos
Função pulmonar
Reabilitação
Câncer de mama
Data do documento: 24-Mar-2022
Resumo: OBJETIVO:Analisar na literatura a capacidade cardiorrespiratória e a função pulmonar de mulheres diagnosticadas e tratadas para o câncer de mama e submetidas a protocolos de fisioterapia.METODOLOGIA:Trata-se de um estudo do tipo revisão de escopo onde realizou-se uma avaliação qualitativa e quantitativa de variáveis dos estudos incluídos. Para a construção da estratégia de busca foram utilizados termos que fazem referência ao acrônimo PICO (População, Intervenção, Comparações e Desfechos) relacionando sempre a pergunta norteadora da revisão. Para as buscas as seguintes bases de dados foram consideradas: Medline, PEDro, Scielo e Lilacs. Os artigos encontrados nas bases de dados foram automaticamente adicionados ao gerenciador de referência Mendeley® onde se fez análise de duplicatas e do texto.RESULTADO: A busca eletrônica dos estudos foi realizada entre os períodos de setembro à outubro do ano de 2021 e rendeu um total de 384 artigos e adicionados ao gerenciador Mendeley®. Foi realizado a leitura na íntegra de 52 artigos, 10 estudos que atenderam amplamente aos critérios de inclusão foram inseridos neste estudo. Os principais achados demonstram que há melhora nos parâmetros espirométricos e ergoespirométricos. A capacidade submáxima de exercício e a qualidade de vida foram outros parâmetros que mostraram melhora após a prática de exercícios resistidos e de atividade aeróbica.CONCLUSÃO: Protocolos de exercícios resistidos e aeróbicos combinados ou não podem ter efeitos positivos sobre o condicionamento físico e função pulmonar; além de apresentar melhorias na fadiga oncológica, qualidade de vida e capacidade funcional de pacientes com câncer de mama após realização de tratamento oncológico. Esses achados são importantes para prevenção de complicações respiratórias, para a progressão do tratamento oncológico e para diminuição da morbimortalidade mediante o câncer de mama.
Descrição: GUEDES, Willyane de Souza. Capacidade cardiorrespiratória e função pulmonar em mulheres tratadas para o câncer de mama e submetidas a protocolos de fisioterapia: revisão integrativa da literatura. 2022. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27472
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Willyane de Souza GuedesTCC - Willyane de Souza Guedes697.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito308.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.