Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2748
Título: Importância do Mapa Mental na Percepção Espacial e no Ensino de Geografia: estudo de caso na Escola Dom Manuel Palmeira da Rocha, Esperança/PB
Autor(es): Silva, Edilson dos Santos
Palavras-chave: Ensino de Geografia
Mapa Mental
Recurso Didático
Data do documento: 6-Dez-2013
Resumo: O referido estudo busca apresentar a docentes e educadores o mapa mental como um recurso didático, que auxilia aos docentes, especialmente os de Geografia, a ministrarem os conteúdos, como a Cartografia, além de contribuir para que os alunos relacionem a Geografia aos fenômenos observados em seu cotidiano. O presente trabalho baseia-se tanto no método comparativo fundamentado na abordagem quantitativa (aplicação de questionários), quanto na qualitativa, se relaciona também ao método fenomenológico. A pesquisa se desenvolveu na Escola municipal de E.F. Dom Manuel Palmeira da Rocha, Esperança-PB, nas turmas do 6º e 9º anos do turno da manhã abrangendo na pesquisa cerca de 72 alunos, tomando como base uma pesquisa bibliográfica, apoiando-se em teóricos da área pedagógica relacionados a ciência geográfica. Tal estudo tem como principal objetivo que norteia as atividades, analisar o uso do mapa mental como recurso didático que auxilia a compreensão dos conteúdos geográficos. Atrelado a este, se tem a oportunidade de introduzir nas representações feitas pelos alunos os conceitos cartográficos pertinentes. Em consonância com isto apresenta-se aos educadores e educandos uma nova Cartografia, distanciada de um ensino estático, pautado em métodos tradicionais. Assim sendo o mapa mental utilizado como recurso didático no ensino da Geografia torna-se pertinente já que este se faz a partir da realidade observada. Partindo-se desses pressupostos, os resultados obtidos constatam que o uso de tal recurso torna-se imprescindível no que diz respeito em relacionar a Geografia com o mundo vivido dos alunos.
Descrição: SILVA, E. dos S. Importância do Mapa Mental na Percepção Espacial e no Ensino de Geografia: estudo de caso na Escola Dom Manuel Palmeira da Rocha, Esperança/PB. 2012. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2748
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edilson dos Santos Silva.pdfEdilson dos Santos Silva2.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.