Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27484
Título: Poesia, desejo e liberdade em Violeta Formiga
Autor(es): Nascimento, Núbia Maria da Silva
Palavras-chave: Poesia de autoria feminina
Violeta Formiga
Literatura paraibana
Crítica feminista
Data do documento: 8-Ago-2022
Resumo: Ainda que os estudos feministas no campo da literatura tenham nos dado a conhecer um número expressivo de autoras e obras e nos tenham impulsionado a repensar as nossas ferramentas de análise, isso não arrefeceu os estudos de obras e autoras desconhecidas da crítica e do grande público. Pelo contrário, a leitura ou a releitura de uma ou outra autora desconhecida pode trazer contribuições significativas para repensarmos os aparatos teórico-analíticos da crítica, as pilastras em que se sedimentou a nossa tradição historiográfica, as relações de poder que mantêm quase incólumes as estruturas hegemônicas de poder dentro do campo literário e que incidem nas políticas de produção, circulação e recepção de um autor/a e de outros/as. Nesse cenário, compete ainda à universidade pública brasileira o zelo pela nossa memória cultural e, com isso, o fomento à leitura e a descoberta de nomes importantes de nossa literatura que, muitas vezes, por fatores não necessariamente estéticos, tiveram ou permanecem no esquecimento público. Considerando-se isso, esta investigação científica objetiva estudar as obras da poeta paraibana Violeta Formiga (1951-1982) a partir das temáticas: amor, tempo, vida, liberdade, solidão e metapoesia pensando a importância dela para a lírica de autoria feminina na Paraíba. Ensejamos investigar como as categorias do desejo e da liberdade servem de alicerce para a poesia da referida escrita. Para tanto, ater-nos-emos à análise dos livros Contra Cena (1981) e Sensações (1983) a partir dos pressupostos da Teoria da Literatura. Com isso, esperamos, trazer à luz a obra de uma autora desconhecida do grande público, chamando atenção para a figura de Violeta Formiga para a cultura paraibana.
Descrição: NASCIMENTO, N. M. S. Poesia, desejo e liberdade em Violeta Formiga. 2022. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27484
Aparece nas coleções:74 - TCC
74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Núbia Maria da Silva Nascimento.pdfPDF - Núbia Maria da Silva Nascimento461.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito214.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.