Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27492
Título: Bem-estar subjetivo e variáveis associadas em pessoas com 50 anos ou mais
Autor(es): Chaves, Júlia Tomaz
Palavras-chave: Idosos
Sofrimento Psíquico
Qualidade de vida
Data do documento: 25-Jul-2022
Resumo: A felicidade é uma dimensão importante da vida das pessoas, que está associada com níveis de qualidade de vida, de saúde mental e saúde física. Este estudo teve por objetivo analisar a relação entre bem-estar subjetivo de pessoas com 50 anos ou mais e os níveis de satisfação com as condições de vida, com a saúde mental, a qualidade de vida e a saúde física. Participaram, de forma não probabilística e por conveniência, 75 pessoas na maturidade e na velhice, com idades variando entre 51 a 92 anos (M=58 anos; DP=8,234), sendo a maioria do sexo feminino. Foram utilizados os seguintes instrumentos: Questionário sociodemográfico: Questionário de satisfação com as condições de vida e saúde; Escala de satisfação com a vida (ESV) e Escala de afetos positivos e negativos (EAPN). Os dados foram analisados através de estatística descritiva e de posição e bivariada. No que se refere à satisfação com a saúde mental, física e qualidade de vida, em geral, foram observadas elevadas médias de avaliações positivas, o que também pode ter relação com o elevado nível de escolaridade e renda da amostra. Verificou-se, ainda, que os participantes apresentam elevados níveis de bem-estar subjetivo, uma vez que possuem médias acima do ponto de corte para a satisfação com a vida e os afetos positivos, bem como apresentam médias abaixo do ponto de corte para os afetos negativos. Observa-se a relação entre o bem-estar subjetivo e variáveis que dependem de investimentos ao longo da vida, tais como renda, condições de vida, saúde mental, saúde física e qualidade de vida. Por isso, falar em envelhecimento bem-sucedido e felicidade no envelhecimento requer, necessariamente, falar de garantia de direitos, participação social, políticas públicas e direitos humanos.
Descrição: CHAVES, Júlia Tomaz. Bem-estar subjetivo e variáveis associadas em pessoas com 50 anos ou mais. 2022. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27492
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Júlia Tomaz ChavesTCC - Júlia Tomaz Chaves1.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito278.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.