Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27495
Título: Práticas ambientais responsáveis da Política Ambiental, Social e Governança (ASG): Estudo de caso de uma indústria no setor cervejeiro
Autor(es): Silva, Bruna Emanuelly da
Palavras-chave: Desempenho ambiental
Sustentabilidade
Indústria alimentícia
Cervejaria
Política ambiental
Data do documento: 18-Jul-2022
Resumo: A sustentabilidade integrada aos negócios garante eficiência produtiva com o devido respeito ao meio ambiente. Com o desenvolvimento sustentável e implantação de políticas ambientais, as cervejarias brasileiras estão repensando o impacto de suas atividades no meio ambiente, seja minimizando a geração de resíduos sólidos e emissões atmosféricas, bem como contribuindo para o desenvolvimento da sociedade e melhoria de sua imagem perante o novo mercado formado. O objetivo deste trabalho foi avaliar práticas de responsabilidade ambiental, social e de governança de uma fábrica de cervejas. A coleta de dados deu-se por meio da aplicação de entrevista semiestruturada, observação não-participante e análise documental, bem como estudo de caso para trabalhar a Política Ambiental, Social e Governança (ASG) e avaliar quanto ao estágio de sustentabilidade no qual a mesma se encontra atualmente. Os resultados indicaram um ASG bem consolidado, que já alcança os benefícios envolvidos nesse tipo de política ambiental, contribuindo assim para o cumprimento de metas estabelecidas. A empresa já encontrasse entre o 4º e 5º estágio de sustentabilidade, faltando pouco para ter a sustentabilidade como processo natural dentro e fora do ambiente de trabalho. Com isso, o estudo favoreceu a difusão de um novo olhar para a relação dessa indústria com o meio ambiente, apresentando na prática a viabilidade de crescimento de uma empresa em consonância ao meio ambiente e a sociedade.
Descrição: SILVA, Bruna Emanuelly da. Práticas ambientais responsáveis da Política Ambiental, Social e Governança (ASG): Estudo de caso de uma indústria no setor cervejeiro. 2022. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27495
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Bruna Emanuelly da SilvaTCC - Bruna Emanuelly da Silva494.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito83.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.