Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27505
Título: O Modelo Digital De Elevação Topodata: Analise Comparativa Com O Aster, Aw3D30 e Alos Palsar
Autor(es): Silva, Fagna Fernandes
Palavras-chave: Georreferenciamento
Resolução Espacial
Qgis
Data do documento: 13-Jun-2022
Resumo: A utilização de Modelos Digitais de Elevação (MDEs) tem sido crucial para o desenvolvimento de estudos técnicos e científicos nas áreas ambientais, de recursos hídricos e planejamento urbano. Neste sentido, este trabalho busca analisar o MDE TOPODATA, a partir de comparações com os MDEs disponíveis gratuitamente (Advanced Spaceborne Thermal Emission and Reflection Radiometer - ASTER, ALOS Global Digital Surface Model - AW3D30 e ALOS Phased Array type L-band Synthetic Aperture Radar - PALSAR), utilizando uma ferramenta SIG (Sistema de Informação Geográfica). O processo metodológico teve início com a caracterização da área de estudo, o município e açude Sumé, em seguida, foi realizado o procedimento de aquisição das cenas dos MDEs, nas respectivas plataformas que os dispõem, sendo elas o INPE, EARTH DATA SEARCH, JAXA e ASF. Em seguida, os MDES foram importados no software QGIS (Geographic Information System) para análise quantitativa, a partir da subtração de imagens para o comparativo altimétrico entre os MDEs, e qualitativa, com o MDE ALOS PALSAR. Assim, foi possível observar que as diferenças altitudinais entre os MDEs TOPODATA X ASTERJ, e TOPODATA x AW3D30. Dessa forma, verificou-se que as maiores diferenças altitudinais foram obtidas entre os MDEs TOPODATA e MDE ASTER, que apresentou distribuição espacial heterogênea em toda área de estudo. Já as diferenças entre os MDEs TOPODATA e AW3D30 foram, relativamente, homogêneas na sua distribuição espacial, realçando as localidades com cotas altimétricas maiores. Quanto a análise qualitativa, o MDE ALOS PALSAR melhor representou a variação altimétrica da área do espelho d’água do açude Sumé. Em função dos resultados, foi possível concluir que o MDE TOPODATA possui limitações na identificação de relevo, onde há poucas variações altimétricas, como também, no uso de grandes escalas, sendo a sua utilização mais recomendada para estudos com ênfase regional.
Descrição: SILVA, Fagna Fernandes. O Modelo Digital de Elevação Topodata: Analise Comparativa com o Aster, Aw3d0 e Alos Palsar. 2022. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna PB, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27505
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
termo de depositório.pdf344.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - Fagna Fernande Silva.pdf898.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.