Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27525
Título: Serviços digitais do fazer arquivístico durante a pandemia da covid-19: um estudo aplicado aos estagiários de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba e da Universidade Federal da Paraíba
Autor(es): Gonçalves, Ricardo Gabriel de Oliveira
Palavras-chave: Serviços digitais
Arquivologia
Estagiários de Arquivologia
Pandemia da Covid-19
Data do documento: 6-Jul-2022
Resumo: Atualmente muitos serviços estão sendo realizados, parcial ou totalmente, com a mediação da tecnologia da informação e comunicação (TIC), elemento fundamental do processo de transformação digital que ocorre na sociedade. Tal situação ganhou destaque no período da Pandemia da Covid-19, devido aos novos critérios de distanciamento social, sendo necessário que adaptações ou inserções fossem feitas, para que as realizações de atividades nas instituições pudessem acontecer. Esse fato atingiu diretamente as atividades de organizações arquivísticas, onde a rotina de acesso, difusão e diversos outros métodos tiveram que rever sua forma de atuação. Diante o pressuposto, realizamos esta pesquisa no intuito de apontar e descrever os impactos dos serviços digitais que foram inseridos ou adaptados ao fazer arquivístico no período da Pandemia da Covid-19. Este trabalho baseou- se na realização de um estudo planejado, realizado através de uma pesquisa de caso do universo dos estagiários de Arquivologia, da Universidade Estadual da Paraíba e da Universidade Federal da Paraíba, que efetuaram suas atividades no recorte temporal de 2020 a 2022 e tiveram o emprego de serviços digitais em suas dinâmicas funcionais. Possuindo abordagem quantitativa em descrever os serviços e qualitativa em apresentar a demanda de aplicabilidade destes serviços. Sendo caracterizada como exploratório-descritivo, onde visa estabelecer um entendimento do impacto, atual e futuro, dessas mudanças nos processos da Arquivologia. E nesse contexto obtivemos com a coleta de experiências dos estagiários a análise dos aspectos inerentes ao avanço da inserção e/ou atualização dos serviços digitais na Arquivologia, a fim de trazer esclarecimentos e novas formas de estudo, entendimento e aplicabilidade destes procedimentos. Sendo perceptível, através das conclusões, uma dualidade de aceitação destes novos processos e a presente, crescente e gritante necessidade de atualizações, estudos e regulamentações acerca dos serviços digitais no ambiente arquivístico.
Descrição: GONÇALVES, R. G. de O. Serviços digitais do fazer arquivístico durante a pandemia da Covid-19: um estudo aplicado aos estagiários de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba e da Universidade Federal da Paraíba. 2022. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27525
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ricardo Gabriel de Oliveira Gonçalves667.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito447.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.