Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27554
Título: | Ensino e formação de professores em situação de estágio supervisionado curricular de geografia em tempos de pandemia na Universidade Estadual da Paraíba - Campus III |
Autor(es): | Tavares, Lidiane Alves |
Palavras-chave: | Estágio supervisionado Ensino remoto Formação de professores |
Data do documento: | 28-Set-2021 |
Resumo: | Com o início da pandemia em 2020, o cenário da Educação Brasileira mudou, havendo uma adaptação ao ensino escolar e consequentemente novos desafios surgiram no âmbito educacional. Nesse contexto, a pesquisa objetivou analisar a relevância do Estágio Supervisionado para a Formação docente e as implicações que a Pandemia tem causado no ensino de Geografia, principalmente na formação docente, uma vez que, não pôde ser realizado de forma presencial em sala de aula com as diversas atividades que a escola desenvolve em parceria universidade-escola. Porém, de maneira excepcional os atuais discentes desse componente tiveram que realizá-lo de forma remota evitando assim o contágio pelo coronavírus. Destaca-se neste contexto a relevância do estágio supervisionado na formação do professor não apenas como uma disciplina, mas como um momento ímpar para a formação do professor de geografia, na Universidade Estadual da Paraíba — Campus III, localizado na cidade de Guarabira/PB. Dessa forma, a pesquisa segue uma abordagem qualitativa. Como procedimentos adotou-se uma fase bibliográfica sendo relevante para contextualizar o problema de investigação por meio de embasamento teórico de autores como: Barbosa e Rocha (2014), Callai (2000), Pimenta e Lima (2011), Nóvoa (1992). Uma segunda fase, deu-se por meio do trabalho de campo onde foram aplicados questionários semiestruturados (Via Google Forms). A pesquisa mostrou as vivências dos discentes dos componentes de Estágio Supervisionado, tecendo reflexões que deixem registradas as lacunas, desafios e possibilidades vividos durante o momento de ensino remoto, para os futuros professores de Geografia, estudantes que estão em formação inicial, demonstrando a importância de valorizarmos o Estágio Supervisionado e a formação de professores como um ato de emancipação. |
Descrição: | TAVARES, L. A. Ensino e formação de professores em situação de estágio supervisionado curricular de geografia em tempos de pandemia na Universidade Estadual da Paraíba - Campus III. 2021. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27554 |
Aparece nas coleções: | 43 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Lidiane Alves Tavares | PDF - Lidiane Alves Tavares | 1.03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 485.17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.