Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27573
Título: Desenvolvimento de dilatadores vaginais através do processo de manufatura aditiva para o tratamento da Síndrome de Rokitansky
Autor(es): Costa, Júlia Moraes Rodrigues da
Palavras-chave: Manufatura aditiva
Síndrome de Rokitansky
Fisioterapia pélvica
Data do documento: 20-Jul-2022
Resumo: A Síndrome de Mayer-Rokitansky-Küster-Hauser (MRKH) é uma anomalia rara congênita do trato reprodutivo feminino, caracterizada pela ausência completa ou parcial uterovaginal. O alongamento vaginal por dilatação progressiva é o mais recomendado e considerado padrão ouro nesses casos, pois é um método seguro, de baixo custo, controlado pelo paciente e com menos riscos, com objetivo de criar uma vagina anatômica e funcional utilizando dilatadores vaginais. Diante disto, este estudo se propôs a desenvolver dilatadores vaginais customizados através do processo de Manufatura Aditiva, também conhecido como impressão 3D, para o tratamento conservador da Síndrome MRKH. Portanto, através desse estudo, conclui-se que é possível desenvolver dilatadores vaginais customizados através de tecnologias tridimensionais, em material de baixo custo, rígido, leve e resistente.
Descrição: COSTA, Júlia Moraes Rodrigues da. Desenvolvimento de dilatadores vaginais através do processo de manufatura aditiva para o tratamento da Síndrome de Rokitansky. 2022. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27573
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Júlia Moraes Rodrigues da Costa.pdfTCC - Júlia Moraes Rodrigues da Costa2.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito150.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.