Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27574
Título: Ação mitigadora de rizobactérias contra os efeitos negativos do estresse hídrico em amendoim (Arachis hypogaea L.)
Autor(es): Nunes, Laysla Lopes
Palavras-chave: Déficit hídrico
Fisiologia vegetal
Arachis hypogaea L.
Data do documento: 2-Ago-2022
Resumo: O déficit hídrico pode levar a sérios problemas fisiológicos e bioquímicos nas plantas de amendoim (Arachis hypogaea L.), resultando em perdas significativas no rendimento da colheita. O amendoim tem capacidade de associar-se eficientemente com diferentes rizóbios e tem sido uma alternativa para minimizar danos causados por estresses abióticos. Objetivou-se com este estudo avaliar a interação de isolados de Bradyrhizobium spp. com genótipos de amendoim sob condições de déficit hídrico, por meio de análises fisiológicas e de crescimento vegetativo. O experimento foi conduzido em casa de vegetação, localizada na Embrapa Algodão, com delineamento experimental inteiramente casualizado, com arranjo fatorial 2 x 6 x 2 e cinco repetições, sendo: dois genótipos de amendoim (cultivares BRS 421 e BRS 423); seis tratamentos: com nitrogênio (N) (2 g de sulfato de amônio/vaso), sem N (testemunha), quatro inoculantes (SEMIA 6144, ESA 123, 16295 e 16986) e dois regimes hídricos (com e sem estresse). Foi utilizado vasos com capacidade para 5 L, preenchido com solo de textura média e fertilidade ajustada de acordo com as recomendações da cultura. Vinte e cinco dias após a emergência (DAE), a rega foi suspensa por 10 dias para as plantas do grupo estressado. Durante esse período, as plantas foram submetidas a análises fisiológicas tais como, taxa de assimilação de CO2, fotossíntese líquida, concentração interna de CO2, condutância estomática, transpiração e a partir desses dados calculou-se a eficiência instantânea da carboxilação e a eficiência do uso da água. Para isso foi utilizado um analisador portátil (IRGA - Infra Red Gas Analyzer). Ao final do experimento foram realizadas análises agronômicas (altura da planta, massa seca da parte aérea e das raízes, número e peso dos nódulos) e coletadas amostras de folha para a análise de nitrogênio, baseada no método de digestão sulfúrica desenvolvido por Kjeldahl. Todos os dados coletados foram analisados pelo programa estatístico SISVAR versão 5.6, os quais foram submetidos à comparação de médias pelo Teste de Tukey com 5% de significância. Considerando uma análise geral, observou-se que as estirpes SEMIA 6144 e 16295 promoveram maior crescimento para a cultivar BRS 421, enquanto as estirpes 16295 e a testemunha nitrogenada foram mais efetivas para a cultivar BRS 423. Embora alguns tratamentos inoculados com as estirpes de bactérias tenham apresentado resultados próximos a testemunha nitrogenada, é um dado importante a ser analisado, já que as estirpes supostamente competiram com bactérias nativas do solo, e ainda assim apresentaram resultados próximo a testemunha nitrogenada, o que levaria a possível substituição de fertilizantes nitrogenados na agricultura, já que o mesmo tem um custo elevado para o meio ambiente e para o produtor.
Descrição: NUNES, Laysla Lopes. Ação mitigadora de rizobactérias contra os efeitos negativos do estresse hídrico em amendoim (arachis hypogaea l.). 2022. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27574
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Laysla Lopes NunesTCC - Laysla Lopes Nunes707.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito.pdf1.88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.