Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27576
Título: Genes associados a trombofilias hereditárias para construção de painel de diagnóstico molecular
Autor(es): Nascimento, Lais da Silva
Palavras-chave: Trombofilia
Análise molecular
Metilenotetrahidrofolato redutase
Data do documento: 30-Jun-2022
Resumo: Introdução: A Trombofilia é tida como um grupo de doenças que ocasiona a trombose através mutações em genes relacionados aos fatores de coagulação, mas também em genes associados aos processos de sinalização molecular que desencadeiam este processo, causando uma formação inadequada de coágulos. Estes podem ser de origem genética ou adquirida, no entanto, é mais comum que ocorram devido a uma correlação entre ambos os fatores para que a patologia manifeste sua sintomatologia clínica. Objetivo: Realizou-se uma revisão bibliográfica objetivando reunir os métodos moleculares de diagnóstico de trombofilias hereditárias correntes e demonstrar àquele que apresente maior otimização para a prática diagnóstica clínica, assim como um melhor custo benefício para o rastreio de mutações para o gene Metilenotetrahidrofolato. Metodologia: Os artigos científicos foram extraídos dos bancos de dados eletrônicos Science Direct e Portal de Periódicos CAPES entre os meses de janeiro de 2017 e março de 2022, com delimitação idiomática em inglês e português. Foram utilizados como descritores as palavras-chaves: “Hereditary thrombophilias”, “molecular analysis”, “diagnosis for thrombophilia”, “methylenetetrahydrofolate reductase”. Resultados: Selecionou-se 125 artigos no total. Após critérios de inclusão, a amostra total foi reduzida para 48 artigos que incluíam todas as palavras chaves selecionadas. Após a leitura acurada, 14 compuseram a amostra de artigos que atenderam aos critérios de inclusão da pesquisa e garantiram a maior qualidade de artigos incluídos nas análises descritivas. Conclusão: Foram identificadas diferentes metodologias (Sequenciamento Ion Torrent Next Generation (NGS), Método de hibridização reversa Multiplex PCR, PCR-RFLP e Western blot). Todas demonstraram eficiência comprovada para o diagnóstico molecular, e são consideradas mais eficazes do que o método tradicional de rastreio através de PCR em Tempo Real, porém, vêm atreladas à problemática de um alto custo para sua execução. No que diz respeito à relação do gene Metilenotetrahidrofolato foi verificada a relação deste com eventos de TEV, porém são necessários mais estudos acerca do mesmo para verificação de sua relação com eventos trombóticos.
Descrição: NASCIMENTO, Lais da Silva. Genes associados a trombofilias hereditárias para construção de um painel de diagnóstico molecular, 2022. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27576
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Lais da Silva NascimentoTCC - Lais da Silva Nascimento688.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito486.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.