Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27579
Título: Construindo razões trigonométricas através da Resolução de Problemas
Autor(es): Costa, Luan Paulino
Palavras-chave: Resolução de Problemas
Trigonometria
Educação Matemática
Razões Trigonométricas
Data do documento: 3-Ago-2022
Resumo: Dentre os métodos que ganharam destaque no ensino da Matemática nas últimas décadas, está o ensino através da Resolução de Problemas, segundo o qual o conhecimento matemático seja construído pelos estudantes no decurso da resolução de situações problema. Apesar de ensino, aprendizagem e avaliação serem processos distintos, a Metodologia de Ensino-Aprendizagem Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas propõe que esses três processos ocorram simultaneamente durante a resolução de situações problemas pelos estudantes, com o professor atuando como mediador e orientador em todo o processo. Com o objetivo de investigar os impactos da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas na construção das razões trigonométricas seno, cosseno e tangente no triângulo retângulo, foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo com 42 estudantes da 2ª série do Ensino Médio de uma escola estadual localizada no município de Condado, no interior da Paraíba. Os dados foram coletados a partir da observação participante do autor deste trabalho, o qual realizou uma intervenção juntamente ao docente responsável pela turma, o que caracteriza esta pesquisa como pesquisação. Apesar de algumas dificuldades encontradas, os estudantes, graças à metodologia utilizada, foram capazes de construir as razões trigonométricas no triângulo retângulo. Dentre os principais fatores observados que contribuíram para essa aprendizagem, estão a postura ativa dos alunos, o trabalho em grupo, a dinamicidade das aulas e a avaliação integrada ao processo de ensino e aprendizagem, o que oportuniza intervenção do professor imediatamente para sanar as lacunas na aprendizagem.
Descrição: COSTA, L. P. Construindo razões trigonométricas através da Resolução de Problemas. 2022. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27579
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Luan Paulino CostaTCC - Luan Paulino Costa1.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepositoTermo de Deposito254.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.