Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27583
Título: Influência da geomorfologia sob guildas de peixes estuarinos em estuários tropicais impactados
Autor(es): Badú, Maria Luísa de Araújo Souto
Palavras-chave: Geomorfologia
Guildas ecológicas
Guildas tróficas
Estuários antropizados
Data do documento: 22-Out-2021
Resumo: A classificação dos peixes em guildas, a partir da maneira como estes usam os estuários ou exploram seus recursos, tem sido usada para fornecer informações sobre funcionamento, estrutura hierárquica e conectividade desses sistemas. Além disso, já se sabe que a estrutura da região pode afetar a maneira como as espécies utilizam a área ou mesmo o hábito que essas expressam, dessa forma, de acordo com as características do local onde se encontra, uma mesma espécie pode ser classificada em diferentes guildas. Baseado nisso o presente trabalho surge no intuito de analisar diferenças na distribuição da abundância das espécies e na composição das guildas ecológicas e tróficas de três estuários tropicais com diferentes características. As amostragens ocorreram nos períodos chuvoso (junho e julho/2019) e seco (outubro e novembro/2019), durante as marés de sizígia, em três estuários tropicais (Estuários dos rios Mamanguape, Paraíba e Gramame), sendo os espécimes coletados com o auxílio de três artes de pesca (Rede de arrasto de praia {beach-seine}, redes fyke e tarrafas) e aferidos parâmetros ambientais das áreas amostradas. Foram observadas diferenças significativas entre os estuários tanto para a composição de peixes quanto entre as guildas ecológicas e tróficas. Observando a composição, para o estuário do rio Mamanguape as espécies mais representativas foram Anchovia clupeoides e Anchoa hepsetus, enquanto para o estuário do rio Paraíba destacaram-se as espécies Atherinella brasiliensis e Cetengraulis edentulus e para o estuário do rio Gramame as maiores representatividades foram exibidas por Sphoeroides testudineus e Sphoeroides greeleyi. Em relação às guildas ecológicas, os estuários do rio Mamanguape e Paraíba, com maior heterogeneidade de habitats, maiores largura de canal e extensão de foz, exibiram maior representatividade da guilda marinho estuarino dependente, enquanto no estuário do rio Gramame, que pela sua geomorfologia apresenta um período de restrição na conectividade com habitats costeiros, se destacou a guilda somente estuarino. Para as guildas tróficas foi observada uma predominância da guilda zoobentívora nos três ambientes, onde foi amostrada grande contribuição de areia fina no sedimento. Sendo os resultados deste trabalho interpretados como fortes indícios da influência geomorfológica dos estuários na composição e estrutura da iciofauna.
Descrição: BADÚ, Maria Luísa de Araújo Souto. Influência da geomorfologia sob guildas de peixes estuarinos em estuários tropicais impactados. 2021. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27583
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Maria Luísa de Araújo Souto BadúTCC - Maria Luísa de Araújo Souto Badú1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito757.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.