Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27594
Título: Saúde e segurança do trabalho dos profissionais dos arquivos
Autor(es): Silva, Tiago Alexandre Costa e
Palavras-chave: Qualidade de vida no trabalho
Saúde e segurança no ambiente arquivístico
Saúde e segurança no trabalho
Data do documento: 1-Ago-2022
Resumo: Entre as atividades desenvolvidas pelos arquivistas estão presentes riscos ocupacionais que podem ser identificados, prevenidos ou minimizados, proporcionando um ambiente de trabalho saudável e com Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). A saúde e bem-estar do arquivista devem ter atenção, assim como é dada à conservação e preservação dos acervos arquivísticos. A exposição aos riscos ocupacionais, biológicos, físicos, químicos, ergonômicos e de acidentes, em decorrência do desconhecimento ou não adesão aos Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) e Equipamentos de Proteção Coletivos (EPCs), implicam na necessidade de desenvolvimento de práticas que envolvem a adoção de medidas administrativas, técnicas, educativas e sociais. O presente trabalho caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica de natureza exploratória, de abordagem qualitativa, tomando-se como norte a análise de obras bibliográficas que fazem referência ao tema Saúde e Segurança do Trabalho dos Profissionais dos Arquivos, objetivando apresentar formas de minimizar ou controlar os fatores de riscos ocupacionais dos arquivistas. Enumera os EPIs e EPCs, a necessidade da observância de Normas Regulamentadoras (NR), as práticas saudáveis como meios de promover conforto, saúde e segurança dos profissionais cujas práticas são desenvolvidas no ambiente de trabalho em que se processa a higienização, organização e guarda de documentos arquivísticos. Destaca-se que as instituições arquivísticas precisam desenvolver programas para a promoção da saúde e qualidade de vida de seus colaboradores e a necessidade de atenção aos fatores de riscos psicossociais.
Descrição: SILVA, T. A. C. e. Saúde e segurança do trabalho dos profissionais dos arquivos. 2022. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27594
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tiago Alexandre Costa e Silva424.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito125.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.