Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27595
Título: Uma proposta de sistema de votação baseado em blockchain
Autor(es): Pinto, Jonathan Santos
Palavras-chave: Blockchain
Segurança de dados
Votação eletrônica
Protocolo de confiança
Data do documento: 3-Ago-2022
Resumo: Os sistemas de votação sempre foram questionados, seja votação em papel ou eletrônica/digital. O formato de apuração dos votos, transmissão e divulgação dos resultados, para diversas pessoas é uma verdadeira caixa preta. O avanço tecnológico permitiu que os processos se tornassem mais democráticos, seguros e transparentes. Considerando esse contexto, justifica-se a importância de encontrar mecanismos que aumentem a confiabilidade dos sistemas de votação, dado isto, o objetivo deste trabalho é apresentar uma solução que garanta confiabilidade e segurança através das características de segurança de um sistema de Blockchain. Para tanto, objetivamente se faz necessário conceituar o que é Blockchain e suas características, demonstrar casos de uso que comprovem a adotem da respectiva tecnologia em áreas diversas e implementar um sistema que utilize destas especificações para um sistema de votação genérico, definindo métricas para avaliação dos dados coletados. Dentre as contribuições desta pesquisa, pode-se destacar a utilização de uma Blockchain para registrar os votos de um sistema de votação de forma segura e imutável, com um desempenho aderente a grandes quantidades de votos.
Descrição: SANTOS, Jonathan Pinto. Uma proposta de sistema de votação baseado em blockchain. 2022. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27595
Aparece nas coleções:08 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Jonathan Santos Pinto.pdfTCC - Jonathan Santos Pinto3.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito214.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.