Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27602
Título: Percepções sobre o uso das redes sociais para a difusão e visibilidade da arquivologia na Paraíba
Autor(es): Silva, Jonas Rufino da
Palavras-chave: Arquivologia
Redes sociais
Difusão da arquivologia
Data do documento: 27-Jul-2022
Resumo: A Arquivologia é um campo de estudo que atua no gerenciamento da informação, na gestão, conservação e preservação de documentos, assim como na difusão dos domínios contidos nestes. Diante da era digital, recursos como a internet e as redes sociais podem ser importantes para a propagação da área, contribuindo para a visibilidade do profissional arquivista e das suas atribuições. Portanto, este estudo tem como objetivo geral conhecer a percepção dos discentes e docentes dos cursos de Arquivologia da Paraíba sobre o uso das redes sociais como forma de difusão e visibilidade da área no Estado. Trata-se de um estudo de natureza básica, exploratório e descritivo, realizado em uma abordagem quanti-qualitativa. Participaram 67 discentes e 15 docentes dos cursos de Arquivologia da Paraíba. Para coleta dos dados, foi elaborado um questionário no Google Forms contendo questões sobre a percepção dos participantes acerca da visibilidade da Arquivologia através das redes sociais no estado da Paraíba. O questionário contou com sua divulgação através de e-mails e das redes sociais Instagram e WhatsApp. A partir dos achados observou-se que os discentes e docentes dos cursos de Arquivologia na Paraíba demonstram-se pouco satisfeitos com a visibilidade da área no estado, e consideram as redes sociais como ferramentas relevantes para favorecer a visibilidade desta área do conhecimento. Além disso, a maioria dos respondentes acredita que a baixa visibilidade da Arquivologia na Paraíba pode estar relacionada com a pouca difusão da área. Assim, vale destacar que acompanhar os avanços da era da informação é fundamental para alcançar os espaços que devem ser preenchidos por Arquivistas. Ressalta-se também a necessidade de estudos que deem continuidade à temática buscando aprofundar os conhecimentos sobre a importância das redes sociais para a disseminação e visibilidade Arquivística.
Descrição: SILVA, J. R. da. Percepções sobre o uso das redes sociais para a difusão e visibilidade da Arquivologia na Paraíba. 2022. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27602
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jonas Rufino da SilvaPDF - JONAS RUFINO DA SILVA.pdf692.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito.pdf414.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.