Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27604
Título: Mercado de trabalho do arquivista e o papel propulsor da gestão documental na construção civil
Autor(es): Nascimento, Diana Gomes do
Palavras-chave: Gestão de documentos
Mercado de trabalho do arquivista
Construção civil
Qualidade da informação
Data do documento: 26-Jul-2022
Resumo: Um serviço ou produto de qualidade já faz parte do contexto atual da sociedade contemporânea e, a informação com qualidade faz parte a cada dia das organizações que procuram maximizar a competitividade de bens e serviços e tomadas de decisões mais assertivas. Este trabalho visou analisar a atuação do Arquivista no mercado de trabalho da construção civil no município de João Pessoa, Estado da Paraíba. Metodologicamente a pesquisa é caracterizada como sendo descritiva do ponto de vista dos objetivos e compreende o estudo de casos mediante os procedimentos que cumpriram etapas de levantamento preliminar das empresas do ramo da construção civil e posteriormente a aplicação de questionário e entrevistas aos membros gestores. Como resultados alcançamos os objetivos de analisar, mapear e identificar o mercado de trabalho do Arquivista na área de construção civil. Conclui-se que as construtoras com tempo de mercado superior a vinte anos, geralmente estão dentro de programas da qualidade; possuem setor de arquivo; de ambos os formatos (físico e digital), no entanto, não é prioridade dessas empresas a contração de Arquivista para gerir seus arquivos, sendo assim a gestão de documentos se apresenta como propulsora para capilaridade do profissional no setor da construção civil. Ainda assim, o mapeamento nas empresas revelou que em seus quadros de colaboradores há escassez de Arquivista. Por fim, a pesquisa revela interessantes dados para às áreas de Arquivologia e a construção civil, embora necessite de aprofundamentos futuros para inferências complexas à luz da ciência.
Descrição: NASCIMENTO, D. G. do. Mercado de trabalho do arquivista e o papel propulsor da gestão documental na construção civil. 2022. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27604
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Diana Gomes do Nascimento725.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito441.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.