Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27660
Título: Aplicações dos diagramas de Venn
Autor(es): Santos, Weverthon Felipe Trajano dos
Palavras-chave: Matemática
Teoria dos conjuntos
Diagrama de Venn
Diagrama de Venn - aplicações
Data do documento: 2-Ago-2022
Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de mostrar algumas aplicações dos Diagramas de Venn e aplicá-los na resolução de problemas de determinação de conjuntos que satisfazem determinadas condições. Apresento um breve histórico sobre os Diagramas de Venn destacando a história de quem os apresentou, John Venn, as contribuição de Leonhard Euler (um importante precursor de Venn) com suas representações diagramáticas de silogismos lógicos por meio dos chamados círculos eulerianos e as representações feitas por Venn. Algumas noções da Teoria dos Conjuntos serão apresentadas como uma das bases para o trabalho sendo enfatizado a representação de conjuntos, as operações entre eles, as propriedade delas, como também a cardinalidade da reunião de conjuntos. Será dedicada uma seção as aplicações dos Diagramas de Venn onde serão apresentadas algumas aplicações deles a Teoria dos Números, a Teoria dos Conjuntos e a Lógica Matemática bem como a aplicação de tais diagramas na resolução problemas de determinação de conjuntos que satisfazem condições específicas. Por fim, será realçado, neste trabalho, a importância de tais diagramas como ferramenta semiótica de relevância ao ensino dos tópicos da Matemática que os comportem.
Descrição: SANTOS, W. F. T. Aplicações dos diagramas de Venn. 2022. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27660
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Weverthon Felipe Trajano dos SantosTCC - Weverthon Felipe Trajano dos Santos1.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito657.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.