Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27662
Título: Avaliação adaptativa de um sistema web para mensurar habilidades cognitivas preditoras em novatos em programação
Autor(es): Lima Filho, Rogério Miranda Correia
Palavras-chave: Programação
Habilidades preditoras
Testes adaptativos informatizados
Algoritmos
Teoria de resposta ao ítem
Data do documento: 1-Ago-2022
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo principal integralizar a seleção adaptativa em um instrumento informatizado, a fim de melhorar o processo de mensuração das habilidades preditoras de programação. Para tanto, elaboraremos algoritmos baseado na Teoria de Resposta ao Item para seleção adaptativa dos itens, definindo para tanto um critério para a habilidade inicial, procedimento de seleção dos itens, método de estimação da habilidade e diferentes critérios de parada. Em seguida, compararemos os algoritmos por meio de uma base de dados dos respondentes a fim de verificar o desempenho em relação ao tempo e a estimativa da habilidade. Como resultados, entre os algoritmos desenvolvidos para selecionar itens de forma adaptativa, o algoritmo que obteve melhor precisão no processo de estimação das habilidades possui as seguintes características: i) máxima verossimilhança como método de estimação da habilidade; ii) máxima informação de fisher como método de seleção adaptativa; iii) obter um controle de exposição de itens; iv) e para o método de parada do instrumento, uma combinação de fatores como o erro padrão na estimação <0,01 e a quantidade mínima e máxima de itens administrados. Com base nas características do algoritmo anterior, o tempo de resposta aos itens diminuiu consideravelmente para todas as habilidades investigadas.
Descrição: LIMA FILHO, R. M. C., Avaliação adaptativa de um sistema web para mensurar habilidades cognitivas preditoras em novatos em programação. 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27662
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Rogério Miranda Correia Lima FilhoTCC - Rogério Miranda Correia Lima Filho719.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito137.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.