Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27665
Título: Uma revisão sistemática sobre big data e tecnologias vestíveis no monitoramento da saúde de pacientes
Autor(es): Olinto, Adrianne Cybele Barreiro
Palavras-chave: Softwares
Tecnologias vestíveis
Big data
Aprendizagem de máquina
Data do documento: 1-Ago-2022
Resumo: Antigamente o foco das operadoras de saúde era em curar pacientes doentes. Com o passar do tempo, essas operadoras estão vislumbrando uma grande oportunidade de mudança onde, o foco agora é de manter as pessoas saudáveis utilizando a medicina preventiva para prevenção de doenças dos seus clientes. A capacidade de extrair dados e explorar informações das pessoas tornou-se um enorme potencial para prevenção de doenças e redução de custos para as operadoras. As tecnologias vestíveis ou wearables estão tendo um papel muito importante para esta mudança, onde através destes dispositivos é possível fazer coletas de dados como medições dos parâmetros vitais, produtividade e rastreamento das informações dos usuários. Essas informações são fundamentais para efetuar a análise preditiva da saúde do paciente e o seu comportamento. O objetivo deste trabalho é apresentar uma revisão sistemática onde a aprendizagem de máquina pode ser utilizada para tratar esses dados que são obtidos através destes dispositivos. Como resultados deste processo de tratamento das informações, será possível identificar os possíveis riscos com doenças, fazendo com que as ações preventivas possam ser executadas nos pacientes. Através de uma abordagem descritiva sobre o tema, no que tange ao monitoramento da saúde de pacientes, será levado ao entendimento a forma como estes podem auxiliar na apuração dos dados de forma qualitativa. Os resultados obtidos apontam estratégias para a redução de custos para operadoras utilizando tecnologias de Big Data no monitoramento de pacientes para tomada de ações de prevenção à saúde.
Descrição: OLINTO, A. C. B. Uma revisão sistemática sobre big data e tecnologias vestíveis no monitoramento da saúde de pacientes. 2022. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27665
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Adrianne Cybele Barreiro OlintoTCC- Adrianne Cybele Barreiro Olinto691.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de depósito164.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.