Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27722
Título: A história do memorial do cuscuz contada a partir do arquivo pessoal de dona Lia (Ingá-PB)
Autor(es): Cavalcante, Gessyca Maria Paiva
Palavras-chave: Arquivos pessoais
Inventário arquivístico
Arquivologia e cultura
Data do documento: 28-Jul-2022
Resumo: A memória é uma das formas que o ser humano possui à sua disposição para guardar consigo fatos, histórias, processos individuais e coletivos, conquistas, desastres, dentre muitos outros motivos que podem gerar o interesse das pessoas em relembrar experiências. Localizado na cidade de Ingá, Agreste Paraibano, o Memorial do Cuscuz representa a perspectiva de potencialidade para a compreensão das histórias de vida das pessoas que residem no interior nordestino e possuem na culinária uma alternativa para desenvolvimento e empreendedorismo. É nesse espaço que dona Maria Auxiliadora, mais conhecida como Dona Lia, transformou sua história de vida em itens para arquivo pessoal, transmitindo suas experiências a todos os visitantes. A importância deste trabalho centraliza-se na necessidade de descrever, a partir dos documentos do arquivo, a história do Memorial do Cuscuz, Ingá/PB, todos organizados pela idealizadora Dona Lia, representando a sua história. No arquivo pessoal apresenta-se como algo muito maior do que simplesmente arquivar. Pelo contrário, foi o arquivo que deu uma sobrevida à cultura, às tradições regionais, ao fortalecimento da história local e ao reforço da história de vida pessoal, marcada por sucessivas resistências às intempéries sociais e naturais e culminando como uma ferramenta para a sobrevivência e para o sucesso. Considerando o exposto, o presente trabalho tem o objetivo de analisar a posição histórica do Memorial do Cuscuz, no município de Ingá, Agreste da Paraíba, por meio do arquivo. Para o alcance de tal objetivo, foram executadas três etapas, a saber: a etapa 1, que consiste na construção da base teórica do trabalho; etapa 2, que apresenta o teor qualitativo da pesquisa mediante entrevista com a idealizadora do Memorial do Cuscuz; e a etapa 3, que apresenta o inventário arquivístico do local. Para o alcance do objetivo, foram discutidos três eixos: 1) arquivos pessoais e acervos: uma discussão da história e da arquivologia; 2) memória, patrimônio e história e 3) arquivologia, museologia e ciência da informação: convergências e dicotomias.
Descrição: CAVALCANTE, G. M. P. A história do memorial do cuscuz contada a partir do arquivo pessoal de dona Lia (Ingá-PB). 2022. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27722
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gessyca Maria Paiva CavalcanteTCC - GESSYCA MARIA PAIVA CAVALCANTE1.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito105.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.