Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27723
Título: Parâmetros produtivos do abacaxizeiro pérola (ananas comosus l. merril) em função de doses de biofertilizantes e de manejo de irrigação
Autor(es): Silva, Francisca Lacerda da
Palavras-chave: Ananas comosus L.
Controle hídrico
Biofertilização
Produção
Data do documento: 19-Jul-2022
Resumo: A deficiência hídrica e precipitação irregular tornam limitantes a produtividade dos vegetais. Nesse sentido, o uso racional da irrigação e o manejo orgânico pode atenuar os problemas oriundos do suprimento hídrico inadequado na agricultura. Objetivou-se, com a presente pesquisa estudar os efeitos da aplicação de doses de biofertilizante via fertirrigação e de lâminas de água na produção do abacaxizeiro pérola. A pesquisa foi conduzida no CCHA da UEPB, Campus-IV, Catolé do Rocha/PB. O delineamento experimental adotado na pesquisa foi o de blocos casualizados, com 8 tratamentos, no esquema fatorial 4x2 (dose versus lâmina), com quatro repetições, totalizando 32 parcelas, com 30 plantas por parcela, perfazendo 960 plantas experimentais. Foram estudados os efeitos de 4 doses de biofertilizante (D1 = 45; D2 = 50; D3 = 55 e D4 = 60 mL/planta/vez) e de 2 lâminas de água (L1 = 100% e L2 = 120% da Necessidade de Irrigação Bruta-NIB). As mudas do abacaxizeiro pérola foram plantadas, em fileiras duplas, no espaçamento de 1,35 m x 0,4 m x 0,2 m (linha x fileira x planta). As variáveis analisadas foram: comprimento do fruto (cm); diâmetro do fruto (cm); peso do fruto com coroa (kg), peso do fruto sem coroa (kg) e peso da polpa do fruto (kg). Os melhores resultados da produção do abacaxizeiro pérola foram obtidos com a dose de biofertilizante de 45 mL/planta/vez, tendo havido redução da produção com a aplicação de doses acima desse limite. Os efeitos de doses de biofertilizante nos parâmetros produtivos foram mais significativos na lâmina de água L2 (120% NIB).
Descrição: SILVA, Francisca Lacerda da. Parâmetros Produtivos do abacaxizeiro Pérola (Ananas comosus L.) em função de doses de biofertilizantes e de manejo de irrigação. 2022. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27723
Aparece nas coleções:65 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo Comp Francisca.pdfTermo Comp Francisca93.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCC_FRANCISCA.pdfTCC_FRANCISCA430.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.