Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27731
Título: [01/09/22] Análise da disciplina de recurso tecnológico no ensino de matemática no ensino remoto emergencial no curso de licenciatura em matemática
Autor(es): Leite, Jonas Santos
Palavras-chave: Licenciatura em Matemática
Recursos didáticos
Ensino remoto emergencial
Tecnologias educacionais
Data do documento: 2-Ago-2022
Resumo: Os Recursos Tecnológicos Digitais (RTD) para o ensino tornaram-se fundamentais para a continuação das aulas durante o período de pandemia causada pela COVID-19, quando os professores e alunos buscaram aprender como utilizá-los e dar continuidade ao processo de ensino aprendizagem. Nas aulas de matemática, o uso dos RTD foi uma forma de amenizar a já difícil aproximação, relação histórica com a disciplina. Durante as aulas além dos conteúdos escolares havia também o tempo destinado para ensinar os alunos a utilizar as ferramentas digitais. Isso incentivou a corrida por capacitação dos docentes ante a essas ferramentas e meios digitais. No semestre 2020.1 a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) no curso de Licenciatura em Matemática lecionava a disciplina Recurso Tecnológico no Ensino de Matemática (RTEM) para formação dos licenciandos aptos a manusear os softwares e aplicativos, a fim de empregá-los durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Este trabalho buscou por meio da análise de conteúdo da autora Bardin (1977) investigar a disciplina de RTEM através das percepções dos alunos, para isso, foi realizado as etapas: de pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados de formulários aplicados em três momentos distintos do semestre. Chegou-se à conclusão de que os alunos mantiveram interesse para aprofundar os conteúdos estudados e tiveram avaliação positiva ao desenvolvimento da disciplina.
Descrição: LEITE, J. S. Análise da disciplina de recurso tecnológico no ensino de matemática no ensino remoto emergencial no curso de licenciatura em matemática. 2022. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27731
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Jonas Santos LeiteTCC - Jonas Santos Leite843.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de depósito326.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.