Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27888
Título: Por uma moral da ambiguidade: a liberdade como fundamento ético em Simone de Beauvoir
Autor(es): Silva, Manoelly Rodrigues da
Palavras-chave: Ambiguidade
Ética
Liberdade
Tomada de consciência
Data do documento: 22-Jul-2022
Resumo: Esta monografia tem como centralidade a ética de Simone de Beauvoir (1908-1986), filósofa francesa existencialista, romancista, ateia, intelectual e teórica feminista. Especificamente no que diz respeito à liberdade, Beauvoir traz em seu livro por uma moral da ambiguidade [1947] o cerne de suas investigações, o texto está inserido na primeira fase de sua filosofia. A tese central deste livro, qual é o objeto de estudo desta pesquisa, já nos dá indícios do que pretende Beauvoir em sua ética, que é o de afirmar que há uma ligação do eu-outro, e afirmar essa ligação permite com que se criem leis que abarquem suas subjetividades dentro do coletivo. A liberdade que a autora buscou não só teorizar, mas vivê-la, tem como pressuposto primeiro a ideia de ambiguidade: a condição humana. A autora procura esmiuçar o que entende por essa ambiguidade, o que é necessário para conquistar a liberdade através da aceitação dessa condição humana, os próprios limites que tanto a ambiguidade quanto a liberdade possuem e qual o papel de conquistar a liberdade em um mundo mergulhado na má-fé, na realidade dada e na tentativa de transferir a responsabilidade das ações para o plano metafisico. A transcendência de si no mundo é justamente a aceitação da ambiguidade dessa condição humana que se firma no solo do desvelamento do Ser e do Mundo, tudo isso para que possa viver numa vida autêntica e livre sendo este o fim último de sua filosofia.
Descrição: SILVA, M. R. Por uma moral da ambiguidade: a liberdade como fundamento ético em Simone de Beauvoir. 2022. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27888
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Manoelly Rodrigues.pdfMANOELLY RODRIGUES DA SILVA414.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
termo de deposito.pdfTermo de Depósito83.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.