Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27898
Título: Controle de qualidade da tinta acrílica e esmalte sintético de uma produção industrial
Autor(es): Martins, Lucas Emanuel Pereira
Palavras-chave: Produção inorgânica
Tintas
Físico-químicos
Produção industrial
Data do documento: 16-Mai-2022
Resumo: A tinta é uma preparação, geralmente em estado líquido que tem uma finalidade de revestir uma superfície. A tinta se destaca pelo objetivo de proteção, higiene, limpeza e embelezamento do ambiente. Este trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar a qualidade da tinta acrílica e esmalte sintético de uma produção industrial. A produção industrial das tintas acrílicas (látex) e esmaltes sintéticos foram produzidas em uma indústria, localizada no município de Campina Grande, onde todas as etapas dos processos foram seguidas as seguintes etapas de avaliação, pesagem, pré-mistura, dispersão da mistura, diluição/completagem, filtração e envase/armazenamento, seguindo rigorosamente as etapas através de um processo industrial automatizado. O controle de qualidade das tintas foi avaliado mediante os seguintes parâmetros físico-químicos de pH, viscosidade, densidade (massa específica), brilho, cor, poder de cobertura e tempo de secagem, onde obtiveram resultados satisfatórios dentro da qualidade esperada. As tintas supracitadas estão dentro dos padrões estabelecido pelas normas regulamentadoras em relação a todos os parâmetros físico-químicos analisados nos produtos.
Descrição: MARTINS. Lucas Emanuel Pereira. Controle de qualidade da tinta acrílica e esmalte sintético de uma produção industrial. 2022. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27898
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - LUCAS EMANUEL PEREIRA MARTINS.pdfTCC - Lucas Emanuel Pereira Martins2.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito .pdfTermo de Depósito317.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.