Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27900
Título: Efeitos terapêuticos da ventosaterapia nos níveis álgicos de dor lombar: Uma revisão integrativa
Autor(es): Barros, Bruna Sandrelly Pereira
Palavras-chave: Ventosaterapia
Lombalgia
Medicina Integratica
Data do documento: 19-Jul-2022
Resumo: A Ventosaterapia, é uma técnica criada a mais de 3000 anos onde é usado um método de pressão negativa com o objetivo de promover diversos benefícios para aquele que o recebe como tratamento, onde é promovido uma dilatação dos poros que consequentemente favorece a liberação de toxinas e fatores patogênicos no organismo, melhora a oxigenação tecidual, fortalece os vasos, promove a liberação das fáscias musculares, e o alívio dos pontos de tensões musculares como trigger points. O seu uso clínico é indicado de forma onde abrange questões musculares, estéticas e até psíquicas. Nessa perspectiva, este trabalho tem como objetivo analisar os efeitos terapêuticos da ventosaterapia nos níveis álgicos de dor lombar. Foram analisadas publicações dos anos de 2011 a 2021 As bases de dados utilizadas para a realização deste trabalho foram: SciELO, PubMed, Medline e Lilacs, utilizando-se dos seguintes descritores: "cupping therapy", "cupping therapy low back”. Conforme os dados encontrados, a utilização da ventosaterapia para tratamento de dor lombar, teve aplicação de forma variada, onde foram feitas análises de aplicação única, indo até 8 sessões de ventosaterapia, e mostraram resultados significativamente positivos. Ficou observado que nos resultados obtidos com essa forma de tratamento o panorama da dor lombar, de acordo com as revisões sistemáticas e ensaios clínicos randomizados tem efeito positivo mostrando 90% de eficácia para tratamento de níveis álgicos lombares inespecíficos.
Descrição: BARROS, Bruna Sandrelly Pereira. Efeitos terapêuticos da ventosaterapia nos níveis álgicos de dor lombar: Uma revisão integrativa. 2022. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27900
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Bruna Sandrelly Pereira Barros..pdfTCC - Bruna Sandrelly Pereira Barros676.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de Depósito375.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.