Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27905
Título: Análise epidemiológica e clínica dos casos de câncer de mama numa unidade de assistência de alta complexidade oncológica
Autor(es): Sobreira, Danielle Nascimento
Palavras-chave: Câncer de mama
Epidemiologia
Registros hospitalares
Data do documento: 5-Out-2021
Resumo: O câncer de mama (CID-O C50) provém da proliferação maligna das células epiteliais que envolvem os ductos e lóbulos mamários. É o tipo oncológico mais incidente a nível mundial, com exceção dos tumores de pele não melanoma, ocupando a quinta posição de causas de mortalidade por neoplasias no mundo. Dentre seus fatores de risco, destacam-se a idade acima de 50 anos, aspectos relativos à vida reprodutiva da mulher e fatores genéticos. O estudo objetivou analisar os aspectos epidemiológicos e clínicos dos casos de câncer de mama no ano de 2015 numa Unidade de Assistência de Alta Complexidade Oncológica na Paraíba, tratando-se de um estudo epidemiológico do tipo retrospectivo, transversal, descritivo com abordagem qualiquantitativa. A amostra foi composta por 220 pacientes diagnosticados com câncer de mama e cadastrados no Sistema de Registro Hospitalar de Câncer (RHC) do hospital da FAP, no ano de 2015. Como resultado, se observou que os aspectos epidemiológicos que prevaleceram nos pacientes foram: faixa etária de 43 a 52 anos (30,91%), pertencimento na sua maioria à 16ª região de saúde da Paraíba (117 pacientes), gênero feminino (216 pacientes) e residência em zona urbana (174 pacientes). Em relação aos aspectos clínicos, terapêuticos e sobrevida, se observou predominância da quimioterapia como terapêutica mais utilizada de modo isolado e/ou combinado (68,61%), estadiamentos em nível II e III (ambos com 34,37%), CID-O C50.9 mais presente (99,1%), uma sobrevida prevalente de 6 anos (73,64%) e um percentual de óbito relativamente baixo (26,82%). Os dados permitiram obter uma análise das características epidemiológicas e clínicas inerentes aos pacientes diagnosticados com câncer de mama, contribuindo para o planejamento e ações direcionadas à prevenção e o manejo da doença, com consequente implementação de políticas públicas de saúde.
Descrição: SOBREIRA, Danielle Nascimento. Análise epidemiológica e clínica dos casos de câncer de mama numa unidade de assistência de alta complexidade oncológica. 2021. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27905
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Danielle Nascimento Sobreira.pdfPDF - Danielle Nascimento Sobreira692.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito .pdfPDF - Termo de Depósito127.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.