Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27907
Título: Qualidade do sono de estudantes universitários da área da saúde e a Covid-19
Autor(es): Silva, Erica do Nascimento
Palavras-chave: Qualidade do sono
Estudantes universitários
Pandemia
Data do documento: 29-Set-2021
Resumo: O sono é uma função biológica fundamental para a saúde humana e imprescindível à vida, suas funções incluem consolidação da memória e regulação do humor. Algumas condições podem alterar o sono, a exemplo da pandemia da COVID-19. O objetivo deste estudo foi analisar a qualidade do sono de estudantes universitários da área da saúde durante esta pandemia, a partir de uma revisão da literatura. Trata-se de uma revisão do tipo integrativa, onde foram realizadas buscas nas seguintes fontes eletrônicas: PubMed, Science Direct, Medline. Foram incluídos no estudo artigos que abordavam a qualidade do sono em estudantes universitários de graduação da área da saúde durante na a pandemia da COVID-19; revisões sistemáticas, meta análises, estudos experimentais; artigos completos em português, espanhol e inglês. Foram excluídos os estudos de caso e aqueles que continham outras populações e doenças. Dos 102 artigos encontrados na busca inicial, 18 foram escolhidos para a leitura na integra, destes,5 foram excluídos por repetição e apenas 12 foram escolhidos para compor esta revisão. A partir dos resultados, observou-se uma parcela substancial da amostra de estudantes com má qualidade do sono durante a pandemia da COVID-19, com uma maior prevalência em indivíduos do sexo feminino. Verificou-se que depressão, ansiedade e o aumento de uso de dispositivos eletrônicos assim como a aumento do sedentarismo contribuíram para este resultado.
Descrição: SILVA, Erica do Nascimento, Qualidade do sono de Estudantes universitários da área da saúde e a COVID-19: revisão integrativa. 2021, 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27907
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Érica do Nascimento Silva..pdfPDF- Érica do Nascimento Silva927.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF -Termo de Deposito ..pdfPDF - Termo de deposito72.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.