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dc.contributor.authorMarinho, Beatriz Marques Cavalcanti-
dc.date.accessioned2022-10-25T03:56:27Z-
dc.date.available2022-10-25T03:56:27Z-
dc.date.issued2021-10-06-
dc.identifier.otherCDD 370.15-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27915-
dc.descriptionMARINHO, Beatriz Marques Cavalcanti. Programa de Educação pelo Trabalho (PET): Repercussões na formação e desenvolvimento do estudante do ensino superior. 2021. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO PET-Saúde/Interprofissionalidade tem como proposta contribuir com o processo de reestruturação do modelo tradicional de formação, mediante a adoção de estratégias que visam a integração de estudantes de diferentes cursos ao serviço público de saúde, proporcionando mudanças no cenário de ensino-aprendizagem do ensino superior e fortalecimento do SUS. O objetivo da pesquisa foi investigar se o programa consiste em uma estratégia benéfica para a formação e desenvolvimento do estudante, por intermédio da identificação das repercussões positivas e/ou negativas decorrentes de sua participação. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, de caráter exploratório, com coleta de dados realizada via web. O instrumento utilizado para coleta de dados foi composto pelo questionário adaptado de Balau-Roque (2012) sobre os impactos da experiência no Programa de Educação Tutorial (PET) e a formação do estudante no ensino superior. O questionário é dividido em duas partes: a primeira é composta por perguntas voltadas a obtenção de dados pessoais, com informações sobre idade, sexo, curso e tempo de envolvimento; a segunda parte é composta por questões que visam identificar as repercussões positivas e/ou negativas nas dimensões acadêmica, profissional, interpessoal e pessoal. Para o tratamento dos dados coletados se utilizou a análise temática de conteúdo de Bardin, a partir das etapas de pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados. A população foi composta por 20 estudantes dos 7 cursos, participantes do programa pela UEPB-Campus I, representando 50% da amostra. No que concerne aos resultados da pesquisa, foi possível compreender e evidenciar o papel da educação e prática interprofissional como meio de fomento a reestruturação do modelo tradicional de formação do ensino superior, ao contribuir com o desenvolvimento de competências comuns aos cursos da área da saúde, bem como favorecer a prática de competências colaborativas voltadas a uma atuação e organização integrativa efetiva. Conclui-se que o PET-Saúde/Interprofissionalidade se estabelece como uma estratégia benéfica para a formação e desenvolvimento dos estudantes, tendo em vista a predominância de respostas voltadas às repercussões positivas nos quatro domínios explorados, sinalizando para importância de construção de espaços que promovam diálogo e trocas de saberes entre estudantes e profissionais de diferentes cursos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Me. Cláudia Holanda Moreirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação Interprofissionalpt_BR
dc.subjectEducação Superiorpt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.titlePrograma de Educação pelo Trabalho (PET) Saúde Interprofissionalidade: Repercussões na formação e desenvolvimento do estudante do ensino superior.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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