Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27920
Título: Processo de fabricação do Cimento Portland: Abordagem teórica
Autor(es): Macedo, Clara Cecilia Bezerra de
Palavras-chave: Cimento
Construção civil
Materiais aglomerantes
Química Industrial
Data do documento: 27-Jul-2022
Resumo: A produção de materiais cimentícios confunde-se com o próprio desenvolvimento da humanidade, cuja utilização em larga escala contribuiu tanto com o desenvolvimento econômico da sociedade, como também auxiliou na construção de empreendimentos mais resistentes e duráveis. Ao longo da história novos parâmetros de produção para o cimento foram estabelecidos, com melhorias significativas em seus aspectos físico-químicos e adequações técnicas às novas demandas do mercado consumidor. Nesta perspectiva, considerando estes apontamentos, este trabalho teve como objetivo desenvolver uma análise sobre o processo de fabricação do Cimento Portland, traçando um panorama histórico sobre a sua descoberta, meios de produção e campos de aplicação. Para tanto, desenvolveu-se um estudo de revisão bibliográfica, no qual foram utilizados artigos, monografias, livros e textos técnicos especializados. Neste contexto, adotou-se uma abordagem de natureza qualitativa, na qual as informações não são mensuradas com base em dados estatísticos, mas sim a partir da leitura, síntese e análise dos materiais levantados. Dessa forma, o embasamento teórico utilizou-se principalmente nos autores como Wiedenhofer (2015), Battagin (2011) Gartner e Hirao (2015), Laguna e Ikematsu (2011) dentre outros, onde se pode comprovar a importância desse material utilizado em larga escala.
Descrição: MACEDO, Clara Cecília Bezerra de. Processo de fabricação do Cimento Portland: Abordagem teórica. 2022. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27920
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Clara Cecilia Bezerra de MacedoTCC - Clara Cecilia Bezerra de Macedo349.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito267.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.