Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27926
Título: Avaliação de impactos ambientais no lixão de Nova Floresta-PB
Autor(es): Pontes, Wellem Martins do Nascimento
Palavras-chave: Diagnóstico ambiental
Gestão de resíduos sólidos urbanos
Impacto ambiental
Educação ambiental
Data do documento: 19-Jul-2022
Resumo: A geração de resíduos sólidos está relacionada ao crescimento das áreas urbanas decorrente de diversas atividades antrópicas. A disposição inadequada desses resíduos, como em lixões, gera diversos impactos socioambientais negativos, como proliferação de micro e macro vetores de doenças, poluição visual, alteração na qualidade do solo, depreciação de águas subterrâneas e contaminação dos catadores. Dessa forma, o presente estudo teve por objetivo avaliar os impactos ambientais do lixão localizado no município de Nova Floresta, Paraíba, descrevendo a área diretamente afetada (ADA), área de influência direta (AID) e área de influência indireta (AII) através de uma pesquisa de campo e o uso software google Earth. Quanto ao método de avaliação de impactos ambientais utilizou-se o de listagem de controle (Check list) e a matriz interativa (Networks) para identificação e descrição dos possíveis impactos ambientais existentes. Através dos resultados obtidos notou-se a necessidade de políticas públicas voltadas para a gestão de resíduos sólidos, com uma implantação urgente de um plano de integração municipal para o gerenciamento destes resíduos junto a um programa de recuperação ambiental onde atualmente está situado o lixão. Além disso, a aplicação de programas que estimulem a população local quanto a adoção dos princípios da educação ambiental, de manejo monitoramento da fauna, de uso e ocupação do solo e monitoramento da qualidade do ar.
Descrição: PONTES, Wellem Martins do Nascimento. Avaliação de impactos ambientais no lixão de Nova Floresta-PB. 2022. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Estadual da Paraíba, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27926
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de DepósitoTermo de Depósito77.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - Wellem Martins do Nascimento PontesTCC - Wellem Martins do Nascimento Pontes1.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.