Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27930
Título: Assistência de enfermagem aos usuários hipertensos na atenção primária à saúde: contexto da pandemia da covid-19
Autor(es): Barbosa, Suéllen Farias
Palavras-chave: Coronavírus
Enfermagem
Atenção Primária à Saúde
Hipertensão
Pandemia Covid-19
Data do documento: 18-Out-2022
Resumo: Objetivo: Identificar na literatura quais as estratégias utilizadas na assistência de enfermagem aos usuários hipertensos na Atenção Primária à Saúde no contexto da pandemia da COVID-19. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada no período de junho à agosto de 2022, nas bases de dados online LILACS, BDENF e SciELO, com a utilização dos Descritores em Ciências da Saúde: Coronavírus; Enfermagem; Atenção Primária à Saúde; Hipertensão e Pandemia, associados aos operadores booleanos “AND” e “OR”. Para seleção dos artigos foram estabelecidos critérios de inclusão e exclusão, o que resultou em uma amostra de onze artigos. Resultados: Os artigos selecionados foram apresentados de acordo com a base de dados, título do artigo, autor e ano, tipo de pesquisa e principais resultados/considerações. A partir da análise dos artigos observou-se que a assistência de enfermagem aos usuários hipertensos durante a pandemia é voltada para o uso das tecnologias móveis, garantindo o acesso a assistência à saúde, assegurando o distanciamento social e ajudando na promoção à saúde e prevenção de agravos. Conclusão: Constatou-se que o uso de plataformas digitais foi a alternativa mais viável para a assistência de enfermagem aos usuários hipertensos ao identificar quais os seus anseios, dúvidas sobre o novo coronavírus, importância do uso contínuo das medicações, além da promoção da educação em saúde.
Descrição: BARBOSA, Suéllen Farias. Assistência de enfermagem aos usuários hipertensos na atenção primária à saúde: contexto da pandemia da covid-19. 2022. 24 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27930
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - SUELLEN FARIAS BARBOSA.pdfTCC - Suellen Farias Barbosa915.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito468.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.