Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27950
Título: | O ensino colaborativo para a inclusão escolar: limites e possibilidades |
Autor(es): | Oliveira, Leidiane Silva de |
Palavras-chave: | Educação inclusiva Educação especial Ensino colaborativo |
Data do documento: | 19-Jul-2022 |
Resumo: | A Educação Inclusiva, de modo geral, ainda é um grande desafio a ser encarado nos dias atuais, no entanto, existem estratégias que auxiliam na efetivação da inclusão, como é o caso do Ensino Colaborativo, tema central desta pesquisa. O estudo em apreço trata-se de uma revisão sistemática que tem como objetivo principal investigar como o Ensino Colaborativo contribui para melhoria do processo de inclusão dos alunos Público-Alvo da Educação Especial. Especificamente, a pesquisa se propôs a apresentar um breve histórico da Educação Especial e Inclusiva; caracterizar o Público-Alvo da Educação Especial; conceituar o Ensino Colaborativo; identificar as pesquisas que tratam sobre o Ensino Colaborativo e refletir sobre a contribuição do Ensino Colaborativo para a educação dos estudantes que são o Público-Alvo da Educação Especial. No anseio de elucidar os objetivos propostos, foi utilizada uma metodologia de abordagem qualitativa, com objetivos exploratórios e de natureza teórica. Para o embasamento teórico, foram consultados(as) autores(as) como: MANTOAN (2003); CAPELLINI (2004); MENDES, ALMEIDA, TOYODA (2011); JANNUZZI (2012); REIS (2013), além da legislação a respeito do tema. As bases de dados utilizadas para coleta de dados foram o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior − (CAPES) e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações − (BDTD). Nas referidas bases, foram selecionados seis estudos para análise da temática. Por meio dos resultados, constatou-se, que embora necessite ajustes o Ensino Colaborativo tem contribuído positivamente para a inclusão dos alunos público-alvo da Educação Especial tornando-se um dos promissores suportes à inclusão escolar. |
Descrição: | OLIVEIRA, L. S. de. O ensino colaborativo para inclusão escolar: limites e possibilidades. 2022. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27950 |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Leidiane Silva de Oliveira | PDF - Leidiane Silva de Oliveira | 639.15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 1.19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.