Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27957
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ferreira, Daniel Lira | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-10T15:31:42Z | - |
dc.date.available | 2022-11-10T15:31:42Z | - |
dc.date.issued | 2022-09-24 | - |
dc.identifier.other | CDD B869.3 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27957 | - |
dc.description | FERREIRA, D. L. Beijo na face: ressignificando vozes não ouvidas na sala de aula. 2022. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Línguas e Literaturas na Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | As temáticas que são postas pela literatura afro-brasileira com representação LGBT+ consagram personagens que anteriormente não eram vistos, dando-lhes voz e protagonismo. Esses textos, quando escolarizados, possibilitam formar sujeitos críticos e reflexivos, preparando-os para lidar com um mundo diversificado, múltiplo e subjetivo. Considerando isso, este estudo tem como objetivo propor uma experiência de leitura literária, com a narrativa “Beijo na face”, de Conceição Evaristo, presente no livro Olhos d’água (2014), para o Ensino Médio. Busca-se, além de cumprir com a orientação da Lei (10.645/03), que determina a inserção de literatura e história africana e afro-brasileira, e de seguir o que prescreve os documentos oficiais como a BNCC (2018), utilizar a literatura como ferramenta de letramento para uma conscientização e empoderamento dos alunos sobre raça e sexualidade. Para tanto, recorremos aos pressupostos teóricos de Cosson (2009) Souza e Cosson (2011) sobre a inserção da literatura em sala de aula e o letramento; Hall (2006), Bauman (2005) e Berth (2019), sobre questões intrínsecas à identidade; Candido (2006, 2011), Bosi (2002), Proença Filho (2004) Evaristo (2009) sobre a literatura, dentre outros. Conclui-se que a obra literária permite a possibilidade de que o leitor reconheça múltiplas vivências, bem como se reconheça nesta. A sala de aula é um espaço de inclusão em que todos devem fazer parte. Mais do que somente ir à escola, o discente precisa vivenciá-la, presenciar e participar das diversas manifestações que o ambiente proporciona. A aula de literatura, por tratar de subjetividades, permite que os alunos explorem suas concepções, suas interpretações e entendimentos de mundo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Maria Suely da Costa | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Conceição Evaristo | pt_BR |
dc.subject | Literatura afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject | Identidade LGBT+ | pt_BR |
dc.subject | Letramento literário | pt_BR |
dc.title | Beijo na face: ressignificando vozes não ouvidas na sala de aula | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | III - EELLEB - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Daniel Lira Ferreira | PDF - Daniel Lira Ferreira | 509.86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 207.13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.